Autor: Carlos Alberto - Data: 06/07/2016 09:26

Investimento rápido da Prefeitura normaliza as consultas oftalmológicas

Embora as consultas oftalmológicas sejam de obrigação do Governo do Estado, a Prefeitura tem assumido tais procedimentos para que a população não fique sem atendimento
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Investimento rápido da Prefeitura normaliza as consultas oftalmológicas

Na semana passada o Jornal Jogo Sério veiculou matéria dando conta de um tumulto causado por cerca de 30 pessoas que foram até a Secretaria Municipal de Saúde após terem ficado fora do agendamento de consultas oftalmológicas pertinentes ao mês de julho. Buscando a normalização, a Prefeitura remanejou parte da dotação orçamentária para aumentar o quantitativo destas consultas, bem como dispensou o agendamento em única data e local. A partir de meados de julho, os agendamentos serão realizados através do sistema implantado na rede municipal de Saúde e as pessoas farão diretamente na unidade mais próxima de sua casa.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Elina Jurema Costa, os agendamentos de oftalmologia sempre foram feitos obedecendo a ordem de chegada: “Tudo acontecia sem definição do dia exato da consulta, mesmo porque ficávamos aguardando a disponibilidade do médico, já que são credenciados e não servidores públicos. Agora isso foi modificado e as datas são passadas com antecedência e colocadas no sistema on-line que temos em nossa rede. Isso fará com que a pessoa que buscar pela consulta tenha o agendamento feito na Unidade de Saúde próxima a sua casa e também sairá de lá com a data e hora em que passará pelo oftalmologista”, explicou.

Ainda segundo Elina, a quantidade de consultas de oftalmologia serão praticamente triplicadas para que as pessoas que estão aguardando na fila de espera possam ser o mais rapidamente atendidas e já nos próximos dias: “Já estávamos planejando o segundo semestre para promovermos remanejamentos no nosso orçamento para aumentar a quantidade de consultas oftalmológicas e outros procedimentos na área de assistência à saúde. Para se ter ideia, tínhamos 70 consultas no Pio Damião,  conseguimos passar para 130 em caráter de urgência. Iremos trabalhar ainda mais para que esse número chegue na casa das 200 consultas durante o mês”, disse.

SEM AMPARO DO ESTADO: Embora as consultas oftalmológicas sejam de obrigação do Governo do Estado, uma vez que estão relacionadas em procedimento de média complexidade, a Prefeitura tem assumido tais procedimentos para que a população não fique sem atendimento, Tendo em vista que não há repasses do Estado à Prefeitura para o custeio destas consultas ou exames. De janeiro a junho deste ano a Prefeitura de Guaxupé já investiu em exames e procedimentos oftalmológicos, com recursos próprios, aproximadamente R$101 mil reais.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.