Autor: Waddy - Data: 12/07/2016 13:44

Preciso ir ao médico antes de ir ao Fisioterapeuta?

Caso haja contra indicação ao tratamento ou dificuldade de diagnóstico fisioterapêutico, o Fisioterapeuta tem por obrigação encaminhar para o profissional mais indicado para trata-lo.
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Preciso ir ao médico antes de ir ao Fisioterapeuta?

A resposta é Não! Para começar um processo de recuperação funcional seja da doença que for você pode procurar direto um Fisioterapeuta. Pois a Fisioterapia é uma profissão independente, portanto não necessita de aval de nenhum outro profissional para atuar. O Fisioterapeuta tem formação suficiente para identificar para diagnosticar e tratar disfunções de ossos, articulações, músculos nervos, sistema cardiorrespiratório entre outros.

Caso haja contra indicação ao tratamento ou dificuldade de diagnóstico fisioterapêutico, o Fisioterapeuta tem por obrigação encaminhar para o profissional mais indicado para trata-lo. No caso de convênios, contrariando leis, e normas e até mesmo a ética profissional, alguns convênios exigem o encaminhamento por parte do médico, neste caso o conveniado deve procurar um médico para que este o encaminhe para o fisioterapeuta.

É importante ressaltar que a grande mudança é a conquista da identidade e respeito ao profissional Fisioterapeuta, que agora terá garantida sua autonomia em realizar o diagnóstico, tratamento e alta fisioterapêutica, sendo que, os planos de saúde terão que pagar por isso. 

Porém, nada muda em relação ao paciente passar pelo médico, pois, esta é uma exigência dos planos de saúde, que se utilizam da Lei 9656/98, que diz que o tratamento é obrigatório se for solicitado pelo medico assistente.

Mas, nada impede que o plano de saúde libere o paciente direto para procurar o Fisioterapeuta, sem que o mesmo passe antes pelo médico. Essa é uma cultura equivocada dentro dos planos de saúde, que acreditam estar diminuindo custos, controlando os procedimentos fisioterapêuticos, não permitindo que o paciente vá direto ao Fisioterapeuta. 

Estamos há quase 10 anos em Guaxupé e hoje podemos afirmar que a Fisioterapia no município e região tem sido muito boa, em grande parte, graças aos profissionais excelentes que o UNIFEG tem formado. Há alguns anos atrás não permitiam ao menos que os Fisioterapeutas solicitassem exames por imagem, e após grande resistência, a Fisioterapia mostrou que temos amparo legal para tal.

Hoje a Fisioterapia no SUS de Guaxupé tem autonomia para altas fisioterapêuticas, bem como a renovação dos pedidos, situação que ainda não ocorre nos convênios e planos de saúde do munícipio. Desafio a todos a fazerem um teste, e ver as diferenças (na qualidade) de um serviço de Fisioterapia particular e o oferecido pelos convênios. Temos alguns conselhos, como: exija atendimento individualizado, avaliação fisioterapêutica com relatórios clínicos, não seja refém do famoso “choquinho”, pois isso não estará tratando seu problema, e consequentemente não resolverá seu caso. O que você paciente tem direito é, exigir o registro do profissional, bem como de seu estabelecimento de saúde, certificação da vigilância sanitária, é importante saber a formação do profissional (conhecimento). Valorize o profissional, afinal, sua saúde é algo muito sério e os profissionais que lhe atendem devem valoriza-la como tal. Não se esqueça, nem sempre o mais barato fará o melhor serviço.

 

Prof. Ms. Luiz Henrique Gomes Santos

Doutorando em Fisioterapia - Lab. de Eletrotermofototerapia - UFSCAR

Coordenador do curso de Fisioterapia – UNIFEG

Delegado do CREFITO-4 na mesorregião de Guaxupé-MG

Diretor do Instituto Sulmineiro de Cabeça e Pescoço - ISCP

 

 

Prof. Dr. Saulo Nani Leite

Doutor em Ciências pela USP/RP

Aprimoramento em Ortopedia e Traumatologia pelo HCFMRP-USP

Docente e supervisor de estágio do curso de Fisioterapia do UNIFEG

Diretor do Instituto de Atendimento da coluna Vertebral – IAC

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







  • Florisval Costa sabino - 29/01/2020 20:08
    Prezados Posso irvnuma clínica de fisioterapia e pedir uma avaliação sem nenhum pedido médico nas mãos?37x5f
  • Florisval Costa Sabino - 29/01/2020 20:01
    Prezados Uma informação Para avaliação fisioterapeuta,o paciente pode se apresentar na cilinica e pedir para ser até dido

Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.