Autor: Carlos Alberto - Data: 27/07/2016 08:35

Coluna Jogo saudável: Dor no quadril: pode ser bursite!

A bursite no quadril acomete mais as mulheres na faixa etária entre 35 e 60 anos
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Coluna Jogo saudável: Dor no quadril: pode ser bursite!

Uma das causas mais comuns de dor no quadril é a bursite trocantérica, que é uma inflamação na bursa (bolsa gelatinosa) localizada na região lateral superior da coxa. Essas bolsas servem para evitar o atrito entre os tendões dos músculos e os ossos e quando inflamam causam além da dor, limitação nas atividades físicas e dificuldade de encontrar posição para dormir. As principais causas são: movimento exagerado dos tendões que passam pelas bursas, que pode ocorrer durante corridas (principalmente corrida de rua), caminhadas e  bicicleta (selim muito alto), deitar prolongadamente de lado, encurtamento de alguns músculos que promovem o aumento da fricção na bursa. 

A bursite no quadril acomete mais as mulheres na faixa etária entre 35 e 60 anos e apresenta alguns fatores de risco como, diferença de comprimento das pernas, doença pré existente na coluna (artrose, escoliose), fraqueza muscular. O diagnóstico médico é realizado pela história clínica, exame físico e ultrassom ou ressonância magnética na região da bursa. O tratamento consiste de analgésicos, antiinflamatórios e infiltrações na tentativa de controlar a dor e inflamação.

No diagnóstico fisioterapêutico busca-se as alterações posturais, musculares e articulares que causaram a bursite. Identificando tais disfunções, o tratamento consiste em técnicas manuais, fortalecimento muscular, bandagens, palmilhas, entre outras abordagens. As palmilhas são indicadas quando se detecta alterações na pisada que possam estar alterando a posição do quadril, causando um desequilíbrio muscular e consequentemente o quadro de bursite. A fisioterapia é parte muito importante do tratamento e precisa ser bem executada para a plena recuperação do paciente. Procure um fisioterapeuta especializado e agende uma avaliação. - Por: Dr. Saulo Nani Leite.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.