Autor: Waddy - Data: 20/09/2016 13:25

Você tem disfunção temporomandibular? Sabe qual pode ser a melhor modalidade de tratamento?

Este artigo nos traz algumas informações importantes de como a terapia manual poderia ajudar pessoas com essa disfunção
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Você tem disfunção temporomandibular? Sabe qual pode ser a melhor modalidade de tratamento?

A disfunção na Articulação Temporomandibular (ATM) tem sido cada dia mais comum e estima-se que 2% da população mundial tem ou terá sintomas de disfunção nesta articulação. Isso ocorre geralmente associado a problemas posturais da coluna cervical principalmente, ou aumento de estresse ou depressão.

 Recentemente foi publicado um artigo que investigou o que há de mais atual no tratamento e quais são os melhores tratamentos para esta disfunção. Este artigo trata-se de uma revisão sistemática, que pesquisa os maiores e melhores estudos sobre o tema no mundo. Nessa revisão sistemática cujo título é: Eficácia da Abordagem Manual Musculoesquelética no Tratamento das Desordens da Articulação temporomandibular. Este artigo nos traz algumas informações importantes de como a terapia manual poderia ajudar pessoas com essa disfunção. A terapia manual é um conjunto de técnicas realizadas por fisioterapeutas especializados nas áreas de quiropraxia, osteopatia, entre outras grandes e eficazes técnicas. Estas técnicas são importantes e dependem da experiência clínica do fisioterapeuta, e de grande sensibilidade para garantir precisão e consequentemente acertos, sendo estas as características que garantem grande eficiência na prática destas. A Desordem da Articulação Temporomandibular (DTM) requer um diagnóstico muito bem elaborado, portanto requer conhecimento do profissional, e abordagem terapêutica no qual geralmente envolve uma equipe multidisciplinar (Fisioterapeutas, dentistas, fonoaudiólogos e psicólogos). Entre esses tratamentos, técnicas manuais musculoesqueléticas são usadas para melhorar a saúde desses pacientes. Neste estudo foram avaliados 308 artigos identificados, e destes, a maioria demonstrou uma diferença significante, em que as técnicas foram efetivas, com maior efeito na abertura ativa da boca e na dor durante a abertura ativa da boca, isso quando comparado ao outro tratamento conservador, que seriam placas de oclusão, fisioterapia convencional com aparelhos e fortalecimento muscular, além de outros tratamentos comumente encontrados. O estudo concluiu que as abordagens manuais musculoesqueléticas são efetivas para o tratamento das desordens na ATM. Em curto prazo, tem um maior efeito em relação ao tratamento conservador, ou seja, pra quem quer reduzir a condição dolorosa de forma rápida e segura, pode procurar serviços de fisioterapia especializados no tratamento, e que tenham abordagens relacionadas à terapias manuais. Para maiores informações, procure sempre um serviço de confiança, ou seja, procure conhecer o profissional que irá atendê-lo para garantir maiores possibilidades de sucesso no tratamento.

 

 

Prof. Ms. Luiz Henrique Gomes Santos

Doutorando em Fisioterapia - Lab. de Eletrotermofototerapia - UFSCAR
Coordenador do curso de Fisioterapia – UNIFEG

Diretor clínico do Instituto sulmineiro de cabeça e pescoço – ISCP

Delegado do CREFITO-4 na mesorregião de Guaxupé – MG

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.