Autor: Aline - Data: 21/10/2016 12:05

Aparelho ortodôntico como causa de aumento gengival (hiperplasia gengival)

O caso apresentado é de uma paciente, 22 anos, sexo feminino
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Aparelho ortodôntico como causa de aumento gengival (hiperplasia gengival)

A hiperplasia gengival é a situação em que a gengiva apresenta-se clinicamente com volume aumentado, podendo localizar-se apenas nas papilas interdentais ou até mesmo recobrir grande parte da coroa dentária. A hiperplasia é, frequentemente, resultante do acúmulo de fibras colágenas, podendo ser causada a partir de uma resposta inflamatória associada a fatores locais que retêm biofilme (placa bacteriana), como cálculo e aparelho ortodôntico.

O tratamento pode ser planejado aliando-se técnicas cirúrgicas para correção do sorriso gengival, juntamente com criteriosa higiene bucal, objetivando diminuir a inflamação que levará à proliferação do tecido fibroso. O sorriso considerado padrão deve exibir os dentes anteriores superiores em sua totalidade. Muitas vezes, o paciente procura o atendimento com o cirurgião-dentista procurando harmonizar a estética do seu sorriso e queixando-se de “dentes curtos”.

 O caso apresentado é de uma paciente, 22 anos, sexo feminino, que procurou um Periodontista (especialista em tratamento das gengivas). Relatou queixa estética por “mostrar muita gengiva ao sorrir”. Ao exame clínico, constatou-se hiperplasia gengival superior e inferior e histórico de tratamento ortodôntico. O tratamento realizado foi cirúrgico, indolor (sob anestesia) e com o mínimo desconforto pós-operatório (analgésico adequados prescritos). Com oito dias, a paciente já se apresenta com a gengiva saudável e um sorriso satisfatório.

Faça-nos uma visita e tire suas dúvidas.

Kelsen Yedo Odontologia

Periodontista (Especialista em gengivas)  -  (35) 3552-6603

Bibliografia: http://probexperiodontia.blogspot.com.br/2016/02/gengivectomia-em-hiperplasia-gengival.html

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.