Autor: Carlos Alberto - Data: 22/11/2016 16:59

Coluna Jogo saudável: A importância da Fisioterapia pré e pós procedimentos odontológicos

Alterações posturais da cabeça e do restante do corpo poderiam levar a um processo de desvantagem biomecânica da região da ATM
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Coluna Jogo saudável: A importância da Fisioterapia pré e pós procedimentos odontológicos

Atualmente, a área odontológica vem preocupando-se cada vez mais com a interferência de alterações posturais, principalmente de cabeça e coluna cervical, na fisiopatologia da ATM, daí a necessidade de se estabelecerem métodos e condutas para que as duas especialidades sigam em conjunto e harmoniosamente. O papel do fisioterapeuta é fundamental para um bom andamento dos casos relacionados, principalmente com os distúrbios da ATM. Isto se deve pela íntima ligação existente entre os músculos da cabeça e cervical com o sistema estomatognático, além de outras alterações mais distais, como na cadeia respiratória que, também, podem levar à disfunções da articulação temporomandibular.

Alterações posturais da cabeça e do restante do corpo poderiam levar a um processo de desvantagem biomecânica da região da ATM, devido à sua estreita relação com os músculos da região cervical e, da cintura escapular. As alterações de algum segmento corpóreo promovem uma reação em cascata no restante do corpo, e consequentemente nas funções motoras. Pacientes que apresentam algum tipo de disfunção na ATM poderão, também, terem ainda alterações posturais como a anterioridade da cabeça, diminuição do ângulo do tornozelo, hiperextensão do joelho, antepulsão do quadril, além de diminuição da mobilidade do tronco e cervical.

Para o tratamento das disfunções de ATM é indispensável uma equipe multidisciplinar, onde a fisioterapia é indicada para o alívio da dor, melhora na programação de ativação dos músculos temporomandibulares, para reeducar o sistema neuromuscular, restabelecendo a posição de repouso mandibular e coordenação muscular. Restabelecer ainda, o equilíbrio e o relaxamento muscular, a dinâmica normal nos casos de assimetrias funcionais, a mobilidade condilar normal, bem como o equilíbrio normal da relação crânio-caudal. Recentemente, no curso de Fisioterapia do UNIFEG, realizamos uma pesquisa com 60 pacientes que estão sendo submetidos a diversos procedimentos odontológicos na cidade de Guaxupé. A pesquisa pode mostrar que mais de 85% dos pacientes submetidos a procedimentos odontológicos (como uso de aparelhos ortodônticos, limpezas dentárias de rotina, extração de ciso, Placas Oclusais, entre outros) apresentavam disfunção da articulação temporomandibular leves ou moderadas. Além disso, foi observado que mais de 60% apresentavam alterações articulares e 25% alterações musculares. Isso mostra que os pacientes apresentam potencial para se tornarem pacientes com disfunções de ATM com incapacidades. Fato que mostra a importância da Fisioterapia no trabalho pré e pós intervenção odontológica, com as possibilidades de estímulos regenerativos dos tecidos possivelmente lesionados após a cirurgia, relaxamentos e fortalecimentos musculares pré e pós intervenções. Estudos demonstram a importância da intervenção fisioterapêutica no tratamento da ATM em pacientes com quadro doloroso facial, com irradiação para região axilar e peitoral, associado a uma má oclusão dentária, protração da mandíbula e bruxismo. Após intervenção fisioterapêutica, não somente na região da ATM, mas também nas outras citadas acima, os pacientes não apresentaram mais dor, havendo ainda uma melhora no alinhamento postural e, na oclusão dentária, sem recidivas. Converse com seu dentista sobre a importância da Fisioterapia antes de realizar cirurgias, e procedimentos que possam alterar o comportamento muscular e articular.

 

Prof. Ms. Luiz Henrique Gomes Santos

CREFITO4: 115915F

Doutorando em Fisioterapia - Lab. de Eletrotermofototerapia - UFSCAR
Coordenador do curso de Fisioterapia – UNIFEG

Diretor clínico do Instituto sulmineiro de cabeça e pescoço – ISCP

Delegado do CREFITO-4 na mesorregião de Guaxupé – MG

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.