Autor: Waddy - Data: 06/12/2016 15:14

Bruxismo e Fisioterapia: Você sabia que o bruxismo pode causar dor de cabeça, pescoço e na face?

Portanto as disfunções na ATM podem provocar problemas na coluna lombar e também na coluna cervical
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Bruxismo e Fisioterapia: Você sabia que o bruxismo pode causar dor de cabeça, pescoço e na face?

A coluna cervical (pescoço) sofre influência direta com as articulações dos ossos do crânio. A má postura no ambiente de trabalho e nas atividades da vida diária, além dos aspectos emocionais, como o estresse, afeta a funcionalidade da ATM e do pescoço, merecendo particular atenção de uma equipe multidisciplinar.

Assim como o fisioterapeuta não pode tratar a coluna cervical sem relacioná-la com a ATM (região dentária), o dentista também busca na avaliação, identificar alteração nesta região que podem levar a mudanças no pescoço e também da postura do indivíduo como um todo.

O sistema estomatognático, responsável pela mastigação, fonação, deglutição e respiração, está diretamente conectado ao sistema muscular por intermédio dos músculos da abertura da boca e do osso hióide, que apresenta um papel importante como pivô entre a ATM e o pescoço.

Portanto as disfunções na ATM podem provocar problemas na coluna lombar e também na coluna cervical. Uma explicação para tal fato deve-se à fáscia. A fáscia é uma lâmina de tecido conjuntivo que envolve cada músculo, estas por sua vez promovem a ligação nas costas, entre o pescoço até o quadril, e da mandíbula até a pelve.
Dor de cabeça, dor no pescoço e na face, você pode estar sofrendo de um mau funcionamento da ATM. Mandíbula fora da posição normal, altera a posição do crânio com a coluna cervical e toda a coluna vertebral, podendo causar dores faciais, dores de cabeça, dores lombares, dores nas pernas e pés.

As disfunções no crânio, na cervical e na face são muito frequentes, e normalmente estão associadas a fatores de estresses emocionais, traumas e posturais evoluindo para um processo temporário ou permanente na mandíbula. Normalmente quem apresenta uma disfunção na ATM relata o aparecimento de ruídos articulares (Zumbido no ouvido), dores nas articulações, nos dentes e de cabeça no final da noite e antes de levantar.  

Portanto se você estiver com um destes sintomas, procure dar uma atenção especial a estas causas, porque elas não estão isoladas e podem levar a um comprometimento em diferentes estruturas. Sendo assim, o desequilíbrio do aparelho mastigatório pode interferir sobre toda a estrutura funcional e estética. Procure sempre profissionais especializados para melhor identificação da causa do problema, pois, tratar a dor e as consequências não o deixará livre do incomodo que poderá sempre agravar-se com o passar dos anos..

 

Prof. Ms. Luiz Henrique Gomes Santos

CREFITO4: 115915F

Doutorando em Fisioterapia - Lab. de Eletrotermofototerapia - UFSCAR
Coordenador do curso de Fisioterapia – UNIFEG

Diretor clínico do Instituto sulmineiro de cabeça e pescoço – ISCP

Delegado do CREFITO-4 na mesorregião de Guaxupé – MG

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.