Autor: Waddy - Data: 10/01/2017 13:45

LIRA aponta baixo risco de infestação do Aedes em Guaxupé

Apesar do baixo índice registrado no município,a vigilância em saúde pede que a população mantenha a atenção, vistoriando semanalmente suas residências
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis LIRA aponta baixo risco de infestação do Aedes em Guaxupé

 Realizado no período de 02 a 05 de janeiro, o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) apresentou o índice de infestação predial (IIP) de 0,1%. O resultado coloca o município na faixa verde, que representa baixo risco para ocorrência da doença. O índice é considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde quando está abaixo de 1% de larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

 O baixo índice de infestação pelo Aedes aegypti pode ser atribuído ao constante trabalho de prevenção e conscientização que vem sendo feito pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, e também à colaboração da população. As ações de combate aos criadouros do mosquito são realizadas o ano inteiro, mesmo nos meses de baixa incidência da doença, e reforçados nos meses mais quentes.

 A metodologia do LIRAa divide o município em estratos que variam de 8.100 a 12 mil imóveis com características semelhantes. Em cada estrato são pesquisados pelo menos 433 imóveis. A pesquisa identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do Aedes aegypti. A metodologia permite saber, em curto espaço de tempo, quais áreas têm alta infestação, além de ser possível identificar quais os tipos de criadouros preferenciais em cada estrato, visando realizar atividades específicas e alertar a população por meio de mobilizações sociais.

 Dos 883 imóveis vistoriados em Guaxupé, foi encontrado apenas 01 foco positivo, localizado em um ralo, no bairro Angola.

 Apesar do baixo índice registrado no município, principalmente considerando-se a época de chuvas, a vigilância em saúde pede que a população mantenha a atenção, vistoriando semanalmente suas residências e eliminando todos os objetos que possam servir de criadouro do mosquito.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.