Autor: Carlos Alberto - Data: 24/01/2017 19:32

Programa de Atenção Domiciliar da Unimed Guaxupé é aprovado pela Agência Nacional de Saúde

Conquista confirma a excelência do atendimento das equipes da Unimed Guaxupé
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

O Programa de Gerenciamento de Casos Especiais (Atenção Domiciliar) da Unimed Guaxupé foi aprovado pela Agência Nacional de Saúde, cuja conquista tem sido comemorada não só pela referida cooperativa, mas principalmente por seus clientes. Enquadrado no Programa de Promoção à Saúde e Prevenção de Riscos a Doenças (Promoprev), o serviço oferecido pela empresa local agora está ainda mais qualificado. Criado para facilitar a vida dos beneficiários com dificuldades para locomoção, a iniciativa da Unimed leva não só auxílio médico, mas principalmente humanização, esperança e garantias aos assistidos.

A conquista do cadastramento junto à ANS, ocorrido em dezembro último, resultará numa série de benefícios, como a divulgação, no Portal da Agência, das operadoras que têm programas aprovados; a Declaração de Aprovação do Programa; a bonificação no Monitoramento Assistencial; entre outros. “Quando algum programa da medicina preventiva é aprovado, recebe-se um monitoramento da ANS, em termos de fiscalização e o respaldo da Federação Minas. O setor de medicina preventiva da Unimed Guaxupé tem como principal foco cuidar do beneficiário. Então, focamos a saúde, mas há pacientes que enfrentam momentos difíceis e exigem o cuidado direcionado. Por isto, formulamos este programa”, explicou a assistente social da Unimed Guaxupé, Joyce Caselato.

Um dos seis programas de medicina preventiva do Núcleo da Unimed, a Atenção Domiciliar visa o acompanhamento estreito não só do paciente, mas de toda a sua família: “A gente os visita, orienta e estimula os exercícios físicos; orienta a família sobre prevenção a doenças músculo-esquelético, entre outras. Isto, não só na parte física, mas também a psíquica, os sinais vitais e como o indivíduo está naquele momento. Assim, conforme o diagnóstico, transfiro as informações aos demais da equipe, pois trabalhamos de forma multidisciplinar”, informou a fisioterapeuta Ana Paula dos Anjos Agostine.

 

BENEFICIÁRIOS ENDOSSAM: 

Prova da importância do Programa de Atenção Domiciliar da Unimed Guaxupé são os próprios beneficiários: “Eu fico encantada! Admiro demais, pois elas me tratam muito bem. Depois da visita delas, eu fico entusiasmada, pois a gente fica bem desanimada com a doente. Mesmo que tenhamos conforto, no íntimo da gente há solidão. Então, a presença delas faz parte de minha vida”, disse a cliente Tereza Antonelli, cujas palavras foram endossada pela filha dela, Daniela: “Este apoio é fundamental, pois a gente está aqui, no dia-a-dia e, assim, passando a eles as informações para eles nos orientarem quando necessário. Mas, a atenção do pessoal da Unimed tem auxiliado muito. Eu falo que o principal para o doente é receber a atenção. E, unindo isto às teoria e prática, tem tudo para dar certo. E, minha mãe, desde que começou a receber estas visitas, apresentou uma melhora muito grande. Assim, junto da família, está dando tudo certo até hoje”, complementou a cliente.

 

ATENDIMENTO COMPLETO

Criado em 2012, o serviço de Atenção Domiciliar da Unimed Guaxupé é administrado pelo Núcleo de Promoção à Saúde, o qual desenvolve o programa com atuação da equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta e assistente social. Calcula-se que, no total, já foram atendidos 163 pacientes, sendo que em 2017 há há 40 beneficiários cadastrados no programa. Do objetivo, consta facilitar o atendimento aos beneficiários Unimed que apresentam dificuldades de acesso à rede, devido a limitações funcionais. Assim, viabiliza-se o suporte técnico na atenção domiciliar, ocorre a capacitação e o treinamento do cuidador.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.