Autor: Waddy - Data: 01/02/2017 19:29

Gedor Silveira será reavaliado pelo SUS e ampliará atendimento ao público

Os problemas no hospital se agravaram em 2015 quando não atingiu a pontuação mínima necessária para credenciamento junto ao SUS
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Gedor Silveira será reavaliado pelo SUS e ampliará atendimento ao público

O deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB), o prefeito de São Sebastião do Paraíso, Walkinho, o assessor Cláudio Palma, que representou o deputado Carlos Melles, e o secretário de Saúde do município, Wandilson Bicego, reuniram-se nesta quarta-feira (31/01/17) com a superintendente de Redes de Atenção à Saúde, Águeda Amorim, na Secretaria de Estado de Saúde, para resolver o problema do Hospital Gedor da Silveira, de São Sebastião do Paraíso, junto ao SUS.

Também participaram representando o Estado a coordenadora de Saúde Mental, Martha Elizabeth, o Coordenador do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde, Luiz Gonzaga Grillo e o diretor do Sistema Regional de Saúde de Passos, Luiz Carlos Leite. Representando o Hospital Gedor Silveira, compareceram o diretor clínico, Dr. Maurício Giubilei; o gestor hospitalar, Renato Toaiari e a assessora de Política Pública, Priscila Fagundes.

Os problemas no hospital se agravaram em 2015 quando não atingiu a pontuação mínima necessária para credenciamento junto ao SUS. Na época, entraves provocados pelo ex-prefeito municipal, que deixou de repassar os recursos destinados ao hospital, prejudicaram o atendimento psiquiátrico. Na mesma época, o Gedor Silveira começou um processo de reestruturação interna para ampliar o leque de serviços prestados à comunidade com o objetivo de se transformar num centro de multiespecialidades.

Passada essa fase, os deputados Carlos Melles e Antônio Carlos Arantes, bem como a direção do hospital, reivindicaram junto ao governo do Estado uma nova avaliação para normatizar o credenciamento junto ao SUS. “Agora existe um ambiente político de união entre as lideranças locais e o governo. E o Gedor da Silveira é um hospital de grande importância não só para Paraíso, mas para toda a região, chegando a atender a pacientes de mais de 150 municípios. Por isso, estamos aqui para legalizar o funcionamento do hospital”, afirmou Arantes.

 

A RESPOSTA DO ESTADO

 

Diante da mobilização das lideranças políticas, a Secretaria Estadual de Saúde informou que será feita uma nova avaliação do Hospital Gedor da Silveira para rever a pontuação obtida no Programa Nacional de Avaliação de Hospitais Psiquiátricos (PNASH). A nova avaliação será marcada na segunda quinzena de fevereiro.

Também ficou acertado que o secretário de Saúde, Wandilson Bicego, fará um projeto de reestruturação da Rede de Saúde Mental no município. Ao mesmo tempo, será feito um cronograma de trabalho que vai transformar o Hospital Gedor Silveira em unidade de cuidado prolongado, de cuidados paliativos e de leitos de retaguarda.

“Essa é a primeira vez em Minas Gerais que um hospital psiquiátrico passa por transformação como esta, o que mostra a força da comunidade e a importância dos trabalhos prestados pela Fundação Sanatório Gedor Silveira à região”, concluiu o deputado Antônio Carlos Arantes.

 

Texto e foto: J.C. Junot

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.