Autor: Waddy - Data: 29/03/2017 16:33

Escolas municipais de Guaxupé recebem equipe para orientação de saúde bucal

Cerca de 2.200 alunos foram avaliados
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Escolas municipais de Guaxupé recebem equipe para orientação de saúde bucal

A equipe de saúde bucal para Prefeitura de Guaxupé iniciou 2017 cumprindo um cronograma de visitas às escolas da rede pública municipal onde foram avaliados 2.158 alunos das escolas de ensino fundamental na primeira etapa. Por onde passam, os profissionais ligados à odontologia da Prefeitura realizam também ações educativas com mini palestras de acordo com a faixa etária. Além disso, professoras das Escolas Municipais de Educação Infantil também serão orientadas sobre a importância da saúde bucal para os bebês.

Diversão que garante qualidade de vida e uma melhor saúde bucal: Assim é o trabalho da equipe de odontologia da Prefeitura de Guaxupé que desde o início do ano letivo trabalha com os alunos da rede pública. Bonecos para teatros e equipamentos para demonstrar uma escovação correta, além de brincadeiras e gincanas, fazem parte do ensinamento que a equipe leva aos alunos.

A primeira fase da ação visou o levantamento dos alunos que necessitam passar por algum tratamento dentário. O trabalho foi realizado pela dentista Dra. Maíra Jundurian. Segundo ela, mais do que encaminhar os alunos para o tratamento é conscientizá-los da importância de se ter uma boa escovação e os cuidados com os dentes: “Nosso objetivo não é somente levantar quais alunos precisam de tratamento odontológico. O objetivo vai além! Precisamos educar as crianças e ensiná-las a ter qualidade de vida através de uma boa e correta escovação. Então mostramos a elas quais os riscos e o perigo de não escovar os dentes”, disse.

Já a auxiliar de saúde bucal e coordenadora do projeto, Sinhara Dias, ressaltou o trabalho contínuo que a Prefeitura realiza com as crianças: “Estamos nas escolas semanalmente, seja para uma orientação, para avaliação e até mesmo para fazer trabalhos como escovação supervisionada, aplicação de flúor e evidenciação de placas bacterianas. Nossas ações são dividas em etapas, o que faz com que tenhamos uma eficiência nos trabalhos. Oferecemos tratamento odontológico para os alunos que necessitam e não tem condições de pagar um dentista particular, bem como distribuímos kits de higienização bucal, orientamos com mini palestras dentro de nossas ações educativas. Isso tudo, ao final, traz excelentes resultados no quesito saúde bucal dos alunos”, explicou.

A avaliação de risco acontece todo início do ano letivo, já a aplicação de flúor e evidenciação de placas bacterianas acontecem a cada seis meses em todas as escolas. A equipe está preparando uma nova peça teatral de cunho educativo e orientativo aos alunos.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.