Autor: Carlos Alberto - Data: 19/04/2017 14:15

Campanha de combate à gripe começa segunda-feira

Por enquanto, apenas os profissionais da Saúde estão sendo imunizados
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Começa nesta segunda-feira, 24 de abril, a campanha de combate ao vírus Influenza (da gripe), que visa imunizar a população, haja vista que trata-se de uma doença letal. Já iniciada para público específico, a vacinação ocorre, por enquanto, entre profissionais da Saúde, os quais vão lidar diretamente com a população. Depois, o objetivo é garantir o mais alto índice de imunização, a fim de evitar que pessoas vão a óbito por conta da referida moléstia.
As doses já começaram a chegar à Secretaria Municipal de Saúde, onde a mobilização ocorrerá tanto na zona urbana quanto na rural: “No último dia 17 começou com a vacinação dos profissionais da saúde. Dia 24, abre para todo o público-alvo, que são crianças com idades a partir de seis meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; as gestantes, os idosos, acima de 60 anos; os professores das redes pública e privada, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, com receita médica”, informou a coordenadora de Saúde Comunitária em Guaxupé, Ana Raquel Lenci.
De acordo com a programação, o público poderá procurar as unidades de saúde com sala de vacina em horário de expediente. Já o chamado “Dia D”, quando será intensificada a vacinação, está marcado para 13 de maio próximo, quando haverá plantões nas UBSs. “No ano passado obtivemos bastante sucesso, atingimos nosso objetivo, que era imunizar a maior parte do público-alvo”, enfatizou Ana Raquel, que esclareceu, ainda: “A vacina tem duração de um ano. Portanto, o público-alvo que se imunizou em 2016, terá que tomar de novo a dose”, complementou a profissional.
Nas ruas, apesar de ainda não ter começado a vacinação, as pessoas parecem estar já atentas. O operário Fernando dos Santos Moraes, do Jardim Vera Cruz, disse: “Eu vim hoje para tomar uma vacina antitetânica, mas logo que tiver disponível vou tomar esta da gripe também. No ano passado eu não tomei não, mas desta vez não deixarei passar. Eu sei que a gripe pode matar e não quero correr o risco não”, comentou o rapaz. Sibele Cristina da Silva, da área administrativa do Unifeg, já se imunizou: “Com certeza, é importante, além de se tratar de uma vacina gratuita, que previne o vírus da gripe. Sinceramente, não senti nada quando tomei. A vacina não me deu reação e, por isto, aconselho a todo o público-alvo a procurar pela vacina”, concluiu a profissional da educação.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.