Autor: Carlos Alberto - Data: 05/09/2017 17:07

Unimed Guaxupé promove work shop sobre aleitamento materno

Evento foi organizado pelo Núcleo de Promoção à Saúde e contou com a participação de público expressivo
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

O Núcleo do Promoção à Saúde da Unimed Guaxupé promoveu, na última quinta-feira, 31 de agosto, seu curso de “Aleitamento Materno”. Muito defendido por aquela cooperativa médica, o tema em questão foi lembrado durante agosto, que é considerado o “mês da amamentação materna”. Com especialistas à frente, o evento atraiu um expressivo número de pessoas, entre profissionais de diferentes setores e estudantes universitários. Sempre preocupada com o bem-estar não só de seus clientes, mas da comunidade, como um todo, a Unimed realiza atividades educativas com extrema regularidade.

O curso aconteceu no anfiteatro da Santa Casa, tendo sido aberto pelo presidente da Unimed, o médico Paulo de Tarso. Pediatra, ele ministrou uma pequena palestra inicial, quando valorizou o aleitamento, destacou a série de cuidados e principalmente deixou claro o objetivo de sempre prestar este serviço de utilidade pública, por meio do Núcleo de Promoção à Saúde. “A Unimed não podia deixar de promover um evento como este, que é de suma importância para nós. Ainda mais eu, como pediatra, dentro de nossa Unimed, tenho de incentivar o aleitamento materno. Não é o primeiro, pois o incentivo inicial à vida é o parto normal. Mas, o aleitamento materno é o segundo e, portanto, de suma importância e, sendo assim, devemos ter sempre eventos iguais a este”, disse o dirigente.

Definida como work shop, a atividade contou com as explanações das profissionais Daniela Salgado Targino, professora de Enfermagem no Unifeg e integrante da Saúde Pública de Guaxupé, e Amanda Bueno, enfermeira do Núcleo de Promoção à Saúde da Unimed Guaxupé. Cada qual a seu estilo, ambas destacaram a importância do aleitamento, assim como os cuidados para uma amamentação adequada, entre outros pontos importantes. “O aleitamento materno é de extrema importância para a criança, a mãe, a sociedade e até o meio ambiente. Então, as pessoas precisam incentivar a amamentação materna, que não é fácil e, nós, enquanto profissionais de Saúde, temos a obrigação de orientar às mulheres”, disse Daniela. “Fico muito feliz por saber que as pessoas têm interesse, principalmente nós, como orientadores e propagadores de promoção à saúde, sabemos da importância disto partir de nós. Não como sabedores de todo o conhecimento, mas como alguém em quem a mãe possa confiar”, completou Amanda.

Entre os espectadores, a iniciativa da Unimed foi muito bem recebida: “É muito importante para auxiliar as pessoas no entendimento e que o aleitamento materno é importante para o crescimento da criança. E isto, infelizmente, muitas mães não sabem ainda”, disse o técnico em enfermagem Rivelino Donizetti do Nascimento. “Nós, enfermeiros, temos o dever de ensinar a população. E esta palestra nos orienta melhor para transmitirmos a mensagem adequada à população”, continuou Natália Martins de Moraes, do 4º período de Enfermagem do Unifeg. “Até mesmo para nós, que trabalhamos na área, surge muitas dúvidas na hora de orientar as puérperas. E também seria interessante um work shop destes para a população, pois muita coisa seria esclarecida”, sugeriu a enfermeira Edilaine Aparecida Francisco Fernandes, do berçário da Santa Casa.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.