Autor: Carlos Alberto - Data: 12/02/2019 09:16

Capacitação sobre combate a arboviroses para agentes comunitários de Saúde e enfermeiros

Medida visa prevenir surtos da doença na cidade
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Capacitação sobre combate a arboviroses para agentes comunitários de Saúde e enfermeiros

Na quarta-feira, os Agentes Comunitários de Saúde e Enfermeiros da rede municipal de Saúde participaram de uma capacitação na sede da AMOG com a equipe técnica da Vigilância em Saúde da Prefeitura onde puderam aprender um pouco mais sobre arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengueZika vírusfebre Chikungunya e febre amarela. A capacitação contou com a exposição do veterinário da Prefeitura, Marcelo Pedrosa que coordena os trabalhos da Vigilância Sanitária. Durante sua fala foram apresentados dados estatísticos da dengue, Chikungunya e Zika. Já a enfermeira que coordena a Vigilância Epidemiológica, Andrea Coelho e Souza, apresentou ao público presente quais os sintomas, diagnóstico e como tratar as diferentes doenças ligadas à arbovirose.  Charles Pereira, supervisor de Agentes de Vetores, aqueles responsáveis por visitarem as residências e fazer a busca ativa pela larva do mosquito Aedes e Reginaldo de Araújo também com grande experiência na área, foi possível aprender um pouco mais como é na prática a prevenção e controle do Aedes aegypti e também a importância de todos estarem envolvidos na disseminação da prevenção. No total, 50 ACSs (Agentes Comunitários de Saúde) e enfermeiros da rede pública municipal de Saúde, participaram do evento. Guaxupé até o momento conta com apenas um caso suspeita de dengue. Todas as ações preventivas estão sendo realizadas de forma intensificada nos últimos meses, já que a região apresenta casos confirmados de dengue e até mesmo registro de óbito. Durante a capacitação, os técnicos informaram que o vírus circulante no momento é o tipo 02, mais agressivo que o tipo 01.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.