Autor: Carlos Alberto - Data: 15/03/2019 09:15

Novo programa da Unimed Guaxupé dará todo suporte a associados autistas da cidade e região

Denominada "Unilaço", a iniciativa da cooperativa médica guaxupeana visa amparar aos autistas por meio de um programa que unirá medicina, escola, família e sociedade
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Novo programa da Unimed Guaxupé dará todo suporte a associados autistas da cidade e região

A Unimed Guaxupé apresentou, na semana passada, para professoras das redes pública e privada de ensino infantil, seu mais novo projeto, denominado “Unilaço”, que é voltado à causa do Transtorno do Espectro Autista. Criada como uma ramificação do programa “Espaço Viver Bem”, que consta de propostas salutares de vida, a novidade visa amparar o público-alvo da cidade e região, por meio de assistências múltiplas na área médica. Junto a isto, há também o propósito de acolhimento, com vistas ao apoio às famílias cujos membros são autistas. Apesar de estar cada vez mais diagnosticado na sociedade brasileira, o TEA ainda esbarra na desinformação, que prejudica a evolução das pessoas acometidas, haja vista que elas dependem, diretamente, da consciência popular para alcançarem o progresso.

O novo serviço da Unimed foi exibido em evento no auditório da Santa Casa de Guaxupé, onde o gerente da referida cooperativa médica, João Fernando de Souza, abriu a sessão, em nome da diretoria da empresa: “É uma honra para a Unimed Guaxupé compartilhar com vocês, educadoras, mais esta prestação de serviços, pois a importância do elo entre nossa múltipla equipe, as famílias de associados e os professores das crianças autistas é fundamental neste processo de desenvolvimento real”, enfatizou o administrador, que ocupa o cargo de vereador em Guaxupé, onde também destaca-se por conta das ações socio-humanitárias desenvolvidas.

Do quadro clínico que atuará no projeto, naquela noite de apresentações, algumas profissionais detalharam o funcionamento. Entre elas, a assistente social, Joice Caselato, a psicóloga Luciana Bárbara Silva, a terapeuta ocupacional Kátia Nogueira e pedagoga Elaine Moreira. Cada qual dentro de suas especialidades, elas palestraram sobre os objetivos do novo programa da Unimed Guaxupé: “Eles (os autistas) necessitam dessa rede de apoio. Por isto, é preciso um trabalho árduo, de estudos, dedicação, envolvimento e vínculo. Nossa responsabilidade não é pequena, mas podemos fazer uma diferença significativa nas vidas destas crianças”, salientou a psicóloga Luciana, que tem, no currículo, vários trabalhos e pesquisas teórico-práticas exclusivas sobre o Transtorno do Espectro Autista.

 

Muito bem recebido!

Cada dia mais envolvidas com a “novidade” chamada autismo, professoras presentes destacaram a importância do projeto da Unimed: “Temos três alunos autistas em nossa escola. E, o que posso afirmar que é temos experiências de extremo sucesso, relacionadas à adaptação do ensino-aprendizagem. Sem dúvida, este programa da Unimed, que busca a aproximação de sua equipe com a família, a escola e a sociedade, será um avanço muito grande”, ressaltou Elaine Moreira, da Escola Municipal Noêmia Costa Monteiro, popularmente conhecida como “Parque Infantil”. “Não há dúvidas de que todo esforço em torno desta nobre causa, que está sendo amplamente discutida aqui, é importante. Parabéns e contem conosco”, reforçou a professora Viviane Preto Domingues, do Colégio Dom Inácio, também com experiência na área do autismo.

 

Quase lá!

Ainda sobre o novo serviço da Unimed Guaxupé, a direção da empresa informou que estará disponível em poucos dias, num imóvel situado à Rua Capitão Erasmo de Barros, na área central de Guaxupé, com dependências adaptadas para o desenvolvimento pleno dos trabalhos. “Já há algum tempo, atendemos crianças autistas de Guaxupé e região, mas agora, com a ampliação do projeto, vamos em busca do engajamento com a escola, a família e a sociedade”, reafirmou a assistente social Joice, uma das principais responsáveis pela condução do programa. “Estamos preparando tudo com bastante consciência e carinho para que este projeto seja mais um, muito bem sucedido, promovido por nossa Unimed”, complementou o presidente daquela cooperativa médica, dr. Paulo de Tarso. CLIQUE AQUI e veja outros produtos e serviços da Unimed Guaxupé. 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.