Autor: Carlos Alberto - Data: 11/04/2019 11:48

Profissionais da Unimed Guaxupé contribuem efetivamente em evento pela conscientização ao autismo

Luciana Bárbara, psicóloga especializada em autismo, ministrou palestra (d), enquanto Joice (e), assistente social que coordena o Unilaço, participou de mesa de debates sobre o tema
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Profissionais da Unimed Guaxupé contribuem efetivamente em evento pela conscientização ao autismo

A psicóloga Luciana Bárbara e a assistente social Joice Caselato, que compõem o quadro multidisciplinar da Unimed Guaxupé, participaram de evento no Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, sobre autismo, no último dia 3 de abril, organizado pela coordenadora do curso de Pedagogia daquela escola, professora mestra Marilda Rabello Ribeiro do Valle. Altamente gabaritadas, as profissionais transmitiram suas experiências sobre o tema e informaram ao público presente sobre os benefícios que a cooperativa médica representada por elas proporciona aos portadores do Transtorno do Espectro Autista.

Luciana ministrou uma palestra a respeito do autismo, quando utilizou recursos tecnológicos e seu conhecimento na área para orientar professores, alunos de várias graduações no Unifeg, integrantes do Grupo Girafa (de mães de crianças TEA), entre outros. “O autista tem habilidades incríveis e são, na maioria das vezes, incompreendidos. Eles podem aprender, mas do jeito e no tempo deles. As pessoas que não são TEA precisam, urgentemente, se conscientizar, se informar e saber que os ‘tabus’ só prejudicam o desenvolvimento do autista”, comentou ela, em tom de alerta, haja vista a falta de sensibilidade cada vez maior porte das pessoas, ainda ignorantes sobre o autismo.

Ainda com relação ao tema proposto, Joice apresentou o “Unilaço”, recentemente criado pela Unimed Guaxupé, com o objetivo de oferecer assistência múltipla e amparar não só aos autistas, mas também seus familiares: “Trata-se de um imóvel todo adaptado, que fica no Centro de Guaxupé e onde este público-alvo receberá toda a assistência necessária. Hoje, a Unimed atende autistas da cidade e região, sendo que a diretoria da empresa entendeu que fosse a hora de criar o ‘Unilaço’ e ampliar, assim, o atendimento especializado”, revelou ela, que está à frente da iniciativa em questão, a qual já está sendo muito bem comentada pelos clientes Unimed.

Num instante de reflexão plena, haja vista que o Dia Mundial de Conscientização ao Autismo é lembrado, oficialmente, em 2 de abril, o evento ocorrido no Unifeg externou a atenção daquele centro universitário e dos parceiros, como a Unimed, o Girafa, e outros, na causa de divulgação e conscientização ao TEA. “Nós, enquanto Unimed, é quem ficamos muito felizes pelo convite. Realmente, para mim, particularmente, é sempre muito especial falar sobre autismo”, comentou Luciana, especializada na causa autista há anos. “Em breve, nosso ‘Unilaço’ será notícia boa para todos e, enfim, é mais uma contribuição da Unimed Guaxupé para a sociedade. Agradecemos ao Unifeg pela oportunidade”, complementou Joice, que participou, naquela noite, de uma mesa de debates, ainda com as presenças da secretária municipal de Saúde, Daniela Betteli, a professora Elaine Moreira, das redes pública e participar de ensino, e a psicóloga Marcela de Túlio, também da Saúde Pública local e a professora Cristina Lúcia Calicchio Cruvinel, mediadora do debate.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.