Autor: Carlos Alberto - Data: 11/04/2019 11:48
Profissionais da Unimed Guaxupé contribuem efetivamente em evento pela conscientização ao autismo
A psicóloga Luciana Bárbara e a assistente social Joice Caselato, que compõem o quadro multidisciplinar da Unimed Guaxupé, participaram de evento no Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, sobre autismo, no último dia 3 de abril, organizado pela coordenadora do curso de Pedagogia daquela escola, professora mestra Marilda Rabello Ribeiro do Valle. Altamente gabaritadas, as profissionais transmitiram suas experiências sobre o tema e informaram ao público presente sobre os benefícios que a cooperativa médica representada por elas proporciona aos portadores do Transtorno do Espectro Autista.
Luciana ministrou uma palestra a respeito do autismo, quando utilizou recursos tecnológicos e seu conhecimento na área para orientar professores, alunos de várias graduações no Unifeg, integrantes do Grupo Girafa (de mães de crianças TEA), entre outros. “O autista tem habilidades incríveis e são, na maioria das vezes, incompreendidos. Eles podem aprender, mas do jeito e no tempo deles. As pessoas que não são TEA precisam, urgentemente, se conscientizar, se informar e saber que os ‘tabus’ só prejudicam o desenvolvimento do autista”, comentou ela, em tom de alerta, haja vista a falta de sensibilidade cada vez maior porte das pessoas, ainda ignorantes sobre o autismo.
Ainda com relação ao tema proposto, Joice apresentou o “Unilaço”, recentemente criado pela Unimed Guaxupé, com o objetivo de oferecer assistência múltipla e amparar não só aos autistas, mas também seus familiares: “Trata-se de um imóvel todo adaptado, que fica no Centro de Guaxupé e onde este público-alvo receberá toda a assistência necessária. Hoje, a Unimed atende autistas da cidade e região, sendo que a diretoria da empresa entendeu que fosse a hora de criar o ‘Unilaço’ e ampliar, assim, o atendimento especializado”, revelou ela, que está à frente da iniciativa em questão, a qual já está sendo muito bem comentada pelos clientes Unimed.
Num instante de reflexão plena, haja vista que o Dia Mundial de Conscientização ao Autismo é lembrado, oficialmente, em 2 de abril, o evento ocorrido no Unifeg externou a atenção daquele centro universitário e dos parceiros, como a Unimed, o Girafa, e outros, na causa de divulgação e conscientização ao TEA. “Nós, enquanto Unimed, é quem ficamos muito felizes pelo convite. Realmente, para mim, particularmente, é sempre muito especial falar sobre autismo”, comentou Luciana, especializada na causa autista há anos. “Em breve, nosso ‘Unilaço’ será notícia boa para todos e, enfim, é mais uma contribuição da Unimed Guaxupé para a sociedade. Agradecemos ao Unifeg pela oportunidade”, complementou Joice, que participou, naquela noite, de uma mesa de debates, ainda com as presenças da secretária municipal de Saúde, Daniela Betteli, a professora Elaine Moreira, das redes pública e participar de ensino, e a psicóloga Marcela de Túlio, também da Saúde Pública local e a professora Cristina Lúcia Calicchio Cruvinel, mediadora do debate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Jovens de 15 a 19 anos podem se vacinar contra HPV até junho de 2026
Ministério da Saúde quer vacinar cerca de 7 milhõ...
-
Em dia histórico para Guaxupé, prefeito Jarbinhas e sua equipe de tra...
Apontada como uma das mais importantes obras da h...
-
Guaxupé inaugura nova UPA 24h e Centro de Saúde Enfermeiro Pio Damião...
Complexo de Saúde amplia atendimento de urgência,...
-
Diretoria da Santa Casa de Guaxupé lança o "Projeto Lean nas Emergênc...
O lançamento do Progrma "Lean nas Emergências" oc...
-
Vacina contra a bronquiolite já está disponível no SUS para gestantes...
Imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório ...

Download Firefox
Download Chrome 

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.



