Autor: Carlos Alberto - Data: 13/01/2020 19:09

Guaxupé receberá equipe do Hemocentro de Alfenas para coleta de sangue

Secretaria Municipal de Saúde precisa cadastrar 100 doadores nesta semana
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Guaxupé receberá equipe do Hemocentro de Alfenas para coleta de sangue

Na última sexta-feira (10) a Prefeitura de Guaxupé divulgou que uma equipe do hemocentro de Alfenas, cidade onde são atendidos também pacientes guaxupeanos, estará no município para um trabalho de coleta de sangue. A Secretaria Municipal de Saúde de Guaxupé deverá apresentar 100 doadores, para suprir o estoque de bolsas de sangue do hemocentro. A doação será no dia 24 de janeiro das 08 às 13 horas. Nesta semana, as pessoas interessadas deverão se cadastrar junto à Secretaria de Saúde, onde será então divulgado a Unidade de Saúde em Guaxupé que receberá os doadores.
Segundo a secretária Municipal de Saúde, Daniela Bettelli, Guaxupé é uma das cidades que utilizam o serviço de Saúde da cidade de Alfenas, especialmente com pacientes em tratamento oncológico e por isso deverá colaborar com 100 doadores: “Sempre levamos doadores de sangue para Alfenas, Ribeirão Preto e agora conseguiremos trazer a equipe do hemocentro para cá, no dia 24 de janeiro, para fazer a coleta junto aos guaxupeanos. É a maneira que encontramos de colaborar diretamente para a reposição das bolsas de sangue utilizadas por nossos pacientes e também para facilitar para que as pessoas que podem ou tem vontade de doar, possa fazer esse ato tão nobre”, disse.

 

O que é preciso para doar sangue?

O doador deverá ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 52 quilos, estar descansado (ter dormido bem à noite), não estar em jejum (tomar café e doar em seguida ou se for doar após o almoço aguardar 3 horas para a digestão), estar em boas condições de saúde e apresentar um documento oficial com foto. (sem documento não é possível à doação).

- Com 16 e 17 anos de idade, o doador deverá estar acompanhado do pai ou mãe ou responsável legal. Este responsável assinará uma autorização (modelo padrão) e deverá apresentar uma cópia do documento (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação).
- Dos 60 aos 69 anos de idade, só poderá doar sangue, a pessoa que já doou no Banco de Sangue da Santa Casa de Alfenas, caso contrário – não.

 

Quem não pode doar?
Pessoas com gripe/resfriado, tosse, febre, qualquer tipo de infecção, sintoma alérgico, diabéticos, dor de cabeça, dor de garganta, fazendo uso de antibióticos, gestantes e mamães amamentando.
Se tiver feito endoscopia deverá aguardar o prazo de 06 meses para doar. Se tiver tatuagem ou piercing, poderá doar após 1 ano. O impedimento vale também para pessoa alcoólatra crônico ou que tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas (a quantidade será avaliada pelo profissional). For portador de sífilis (cancro), HIV, malária ou doença de Chagas. Possuir comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis. For ou tenha sido usuário de drogas injetáveis. Ter contraído hepatite após os 10 anos de idade.
Com relação ao uso de medicamentos para pressão, a maioria não impede a doação tipo captopril, Hidroclorotiazida, Lozartana, Inalapril. Porém todos os medicamentos para pressão, que terminam em “ol” tipo “atenolol e propranolol” impedem a doação. Homens podem doar sangue a cada 60 dias, até 04 doações por ano. As mulheres podem doar sangue a cada 90 dias, até 03 doações no ano.
Não é indicado fumar 1 hora antes e 1 hora após a doação. Todo material utilizado na coleta do sangue é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador. Todas as exigências são normas da Anvisa, visando sempre preservar o doador e os pacientes.

 

Cadastro dos 100 doadores de Guaxupé
As pessoas interessadas em doar sangue deverá nesta semana entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos telefones 3559-1062 e 3559-1061 (falar com Renata) ou diretamente na Secretaria – Av. dos Inconfidentes, 147 – Vila Rica. (Texto e foto: Ass. Com. Prefeitura)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.