Autor: Carlos Alberto - Data: 24/04/2020 10:17

Saúde Pública divulga morte por dengue em Guaxupé

Vítima é uma mulher com mais de 70 anos
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Saúde Pública divulga morte por dengue em Guaxupé

Na manhã desta sexta-feira (24/04) a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a informação da Secretaria Regional de Saúde de Alfenas/MG de que no município havia sido registrado 01 óbito por dengue. Trata-se de uma mulher, com mais de 70 anos, que faleceu na semana passada, após ser internada com pneumonia na Santa Casa de Misericórdia de Guaxupé.
Portadora de outras comorbidades, como pneumonia e cardiopatia, a mesma teve material coletado tanto para o exame de COVID-19, bem como para dengue. O primeiro exame por um laboratório credenciado pela Santa Casa. Quanto ao Novo Coronavírus, o resultado foi negativo. Já para a dengue, o resultado foi testado positivo.
A Secretaria Regional de Saúde informou a Prefeitura de que embora o óbito tenha entrado para a listagem de vítimas/óbito de dengue, a conclusão só será possível depois da realização de novos exames nas amostras de sorologia encaminhadas para o laboratório oficial do Estado de Minas Gerais – FUNED (Fundação Ezequiel Dias).
Ainda segundo a Secretaria Regional de Saúde, somente neste ano cinco pessoas perderam a vida vítimas do mosquito da dengue em Minas Gerais. Até o momento, 51.842 (cinquenta e um mil, oitocentos e quarenta e dois casos) foram registrados no Estado. Em Guaxupé, o último boletim, divulgado na quarta-feira (22), registrou 43 casos positivos de dengue.
Vale ressaltar que a Prefeitura está, desde janeiro, fazendo alertas à população para os devidos cuidados quanto ao perigo do mosquito Aedes aegypti. Ainda no início do ano uma fez uma notificação coletiva com “obrigação de fazer” (Decreto 2163 de 08 de janeiro de 2020) para limpeza de terrenos e lotes particulares, com a finalidade de cuidados quanto à limpeza dos mesmos.
Como ação de combate ao mosquito, a Prefeitura realiza também “Mutirões de Limpeza” e fumacê em bairros estratégicos, visitas domiciliares e orientações diversas à população. É importante frisar que as ações de combate só tem eficácia quando a população também colabora, mantendo seus quintais e terrenos limpos, sem materiais considerados potenciais criadouros do Aedes. O Governo Municipal manterá a população informada de todo e qualquer desdobramento acerca do caso. (Texto: ASCOM. PREF. GPE)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.