Autor: Carlos Alberto - Data: 11/08/2020 05:58
Saúde destaca estratégias para contenção da pandemia
A busca por uma assistência eficiente e ágil para os mineiros - com ampliação na oferta de leitos, respiradores e outras respostas de enfrentamento à covid-19 - foi destacada pelo secretário de Saúde (SES-MG), Carlos Eduardo Amaral, em coletiva virtual realizada nesta segunda-feira (10/8).
Em Minas, há 155.075 casos confirmados da doença e 3.597 óbitos. O estado também registra a menor taxa de óbito por 100 mil habitantes do país. “Embora o vírus ainda esteja circulando, eu entenderia que, no contexto geral, estamos conseguindo manter esta epidemia estável”, disse Amaral.
O secretário de Estado Adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, lembrou que a SES mantém o monitoramento constante de todos os indicadores relacionados à covid-19, o que permite um planejamento mais eficiente frente à situação. “Dessa forma, é possível dizer que, neste momento, não há previsão de lockdown em nenhuma região de Minas”, afirmou.
Resposta a surtos
Como parte do controle da pandemia, o secretário de Saúde explicou ainda sobre o tratamento de ocorrências de surtos no estado, possivelmente associados à covid-19. Nestes casos, a SES-MG presta assistência às instituições atingidas, caso seja necessário.
"A covid-19 é uma doença de fácil transmissão e, por isso, uma das características desta epidemia é a ocorrência de surtos em locais onde as pessoas estejam expostas, como unidades prisionais, estabelecimentos de saúde e estabelecimentos de longa permanência”, explica o secretário.
De acordo com Amaral, quando o surto apresenta uma importância maior e a instituição envolvida encontra dificuldades para conter a situação, uma Unidade de Resposta Rápida, composta por profissionais de saúde da SES-MG, vai até a região para orientar e coordenar as restrições necessárias ao controle da transmissão do vírus.
Até o momento, foram notificados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-MG) 517 surtos de Síndrome Respiratória Aguda em investigação. “A semana epidemiológica 29 (contabilizada de 12/7 a 28/7) foi o período em que se identificou o maior número de surtos notificados. A partir desse período, percebemos queda nas notificações”, disse Amaral.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Guaxupé garantirá R$ 11,2 milhões a mais para a saúde nos próximos qu...
Aumento do Teto MAC é resultado de articulação en...
-
Mais setenta guaxupeanos passam por cirurgias de cataratas na Santa C...
O grupo foi atendido no último domingo, dia 7, em...
-
Laboratório Alpha amplia parcerias para oferecer o melhor serviço a G...
A empresária e biomédica Cristiane Vieira está à ...
-
Guaxupé reforça compromisso com inclusão no Dia Internacional da Pess...
Data destaca a importância do respeito, da autono...
-
Em andamento, eleição revelará ainda hoje os novos membros do Conselh...
Pleito ocorre na sede do antigo Clube Operário, h...

Download Firefox
Download Chrome 

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.



