Autor: Carlos Alberto - Data: 26/10/2016 19:16

Renomado internacionalmente, publicitário Paulo Coelho ministra palestra na Semana de Comunicação do Unifeg

Guaxupeano, que se auto-intitula um "pintor de muros que tem muitos sonhos", coleciona premiações pelo mundo, dentro da Publicidade
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

O publicitário guaxupeano Paulo Coelho dos Santos, atualmente na direção criativa da agência DM-9, sediada em São Paulo, ministrou palestra nesta segunda-feira, 24 de outubro, no Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé. Renomado internacionalmente, apesar de sua habitual simplicidade, o especialista explanou na segunda noite da “Semana de Comunicação Unifeg 2016”, que encontra-se em pleno andamento, na sede da referida instituição de ensino. Dono de uma história mais do que exemplar, com destaque para a luta e o talento nato, o expositor define-se como “um pintor de muros que tem muitos sonhos”. Contudo, o currículo e o modo como alcançou seu sucesso deixam clara a grandeza de Paulinho, como é conhecido o dono de vários Leões em Cannes, além de troféus no Andy Awards, Clio, One Show, O Ojo Festival, Communication Arts, NY Festival e FIAP.

Paulo Coelho, que formou-se pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (após concluir curso técnico em Eletrônica, em Mococa, e fazer metade de curso de Engenharia, na cidade de Ribeirão Preto), falou por aproximadamente duas horas a alunos da PP/Unifeg, assim como estudantes de outras áreas, ex-universitários formados na “faculdade guaxupeana” e profissionais da comunicação social. Ainda aos 10 anos, ajudou o pai na construção da casa própria da família, então como auxiliar. Dois anos depois, iniciou-se como pintor de muros, tendo esta iniciativa lhe sido fundamental para a futura carreira (em seguida, experimentou cromia, silk screeen, fotolito, entre outros métodos).
Parceiro incontestável do também publicitário Rogério Faria, da Visualize Comunicação (criada pelos dois), Paulinho trabalhou com o “homem forte da Visu” por longo período, em que os dois enfrentaram dificuldades financeiras, mas lançaram-se para a profissão onde brilham atualmente. Junta, a dupla realizou grandes trabalhos para o Clube Guaxupé, as então faculdades isoladas Fafig/Faceg (hoje Unifeg), a Expoagro e outros. Paulo Coelho, em sua explanação, também deu grande destaque às decisões tomadas já como publicitário em São Paulo, tendo feito esforços inacreditáveis para se manter até conquistar valiosos espaços nas agências onde trabalhou. Vale lembrar que, aos 32 anos, foi o mais novo diretor de artes da agência África, quando partiu para San Francisco, nos EUA, tendo sua carreira ganhado proporções antes inimagináveis (ganhou 6 Leões em Cannes).

Ao Jornal JOGO SÉRIO, no dia de sua palestra, Paulinho falou: “A gente está aqui tentando usar esta noite para contar um pouco de minha vida, trajetória profissional e ver se, de alguma maneira, por tudo aquilo que passei ao longo de minha carreira, possa inspirar e contribuir para que estes alunos trilhem seu caminho. Não acredito em estrelato, mas sim em trabalho! Não acredito em indicação... acredito que seja trabalhando dia após dia, colocando meta e executando que, de alguma maneira, você ‘chegará lá!’. Na verdade, nunca vai ‘chegar lá!’. Sempre a cabeça vai bater no teto e a gente sobe este teto para continuar correndo atrás”, disse Paulinho, que aconselhou: “As pessoa precisam acreditar nelas mesmas. Tudo o que acontece na vida, primeiro é construído na alma. Então, as pessoas têm que acreditar, realmente, no que querem ser, sonhar, planejar e correr atrás. O mundo está aí, é pequeno e o sol está para todos. Quem quiser, vai chegar!”, complementou ele.

A SEMANA ESPECIAL DE ESTUDOS
À frente da organização da semana especial de estudos, a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda do Unifeg, Nahara Makovics, falou a respeito do evento: “Nossa expectativa é que, realmente, os alunos participem, interajam e aproveitem o conteúdo e contato com grande profissionais, que são renomados. E, é claro: aprendizado! Que eles tenham contato com estes grandes profissionais e, consequentemente, a prática profissional, o dia-a-dia do publicitário”, comentou a educadora, que também discorreu a respeito do nível da Publicidade no Unifeg: “As instituições precisam ter em mente e visar sempre a qualidade de ensino. Nisto, certamente, o Unifeg está no caminho certo. Nós temos total apoio da reitoria, um reitor que, de fato, é uma pessoa que ‘veste a camisa’, realmente está fazendo com que o Unifeg cresça e, a gente, tem tudo para que o curso melhore cada dia mais.
Ainda a respeito da PP/Unifeg, Nahara enfatizou: “Este ano foi implantada a matriz curricular nova. Estamos contratando novos professores, com experiência, para que sempre tenhamos crescimento no curso”, definiu a dirigente.

O QUE DIZEM OS ALUNOS...
Numa semana em que a comunidade acadêmica aproveita as aulas com especialistas para aprimorar seus conhecimentos, estudantes da PP/Unifeg confirmaram a aceitação à Semana de Comunicação: Maria Carolina Ferreira, a Carol, do 6º período, opinou: “Aqui, a gente está acostumado a participar da organização dos eventos do curso. Então, estamos muito ansiosos e esperamos um retorno muito bom, pois investimos bastante para trazer bastante gente para cá”. Rodrigo Ribeiro Custódio, também aluno da PP, complementou: “Acho que, além da organização, a gente tem contato com o pessoal que dá palestra, com gente de mais cursos, que estão juntos na Semana de Comunicação. Então, é um momento para confraternizar mesmo, conhecer outras áreas dentro da comunicação e colocar em prática tudo o que aprendemos em sala de aula”.

SEMANA CHEIA!!!
Conforme a programação, a Semana de Comunicação do Unifeg começou neste dia 20 de outubro, com palestra do diretor geral regional do SBT, Maurício Abravanel e o work shop sobre fotografia, com o publicitário Lúcio Mouco. Na noite seguinte, Paulinho Coelho e Gabriela Jorge (fotógrafa) transmitiram seus conhecimentos aos acadêmicos; a jornalista Daniela Rocha, experiente em campanhas políticas, falou ao grande público (Viola Júnior comandou o work shop) na noite desta quarta e, como última palestra da Semana de Comunicação, o designer Luiz Bronka se apresenta nesta quarta, 26 de outubro.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.