Autor: Carlos Alberto - Data: 01/11/2016 21:01

Docente do Unifeg ministra palestra sobre combate ao câncer

A professora Lígia Laudade falou a respeito tanto do combate ao câncer de mama quanto ao de próstata, contra o qual campanhas são desencadeadas a partir de novembro
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Alunos de diferentes cursos do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé participaram, nesta noite de segunda-feira, 30 de outubro, de uma palestra com a professora Lígia Gonzaga Ramos Laudade, que é enfermeira e docente do Unifeg. O encontro, que aconteceu no Auditório Elias José, na sede da referida instituição de ensino, teve como tema central o “Outubro Rosa”. Mês dedicado à prevenção do câncer de mama, o período em questão conta com campanhas, ações e diferentes tipos de manifestações, como forma de alerta ao público-alvo. A atividade, que foi muito bem recebida pela comunidade acadêmica, também estendeu os ensinamentos ao “Novembro Azul”, quando o País todo desencadeia mobilização para que os homens previnam-se do câncer de próstata.

A palestra foi composta pelos conhecimentos da expositora, a qual aproveitou os recursos tecnológicos do espaço para abrilhantar sua aula: “A gente tem as campanhas do ‘Outubro Rosa’ e o ‘Novembro Azul’. Dentro disto, o objetivo desta palestra é informar aos alunos sobre a importância da prevenção, fazendo a detecção precoce, o autoexame; procurando a um profissional de Saúde para ajudar. E, aos homens, fazer o mesmo, a fim de realizar os exames tanto do toque, como o clínico... fazer os laboratoriais e, na verdade, se atentando para a detecção precoce, onde é possível haver 100% de cura. Porém, se você tem uma detecção tardia do câncer, as chances de curas são menores”, explicou a especialista da área da Saúde.

A aula especial, que durou cerca de uma hora e meia, agradou aos universitários presentes. A estudante Lilian Marques, do 6º período de Pedagogia, enfatizou: “É de extrema importância participar de palestras sobre a saúde da mulher e do homem (lembrando que o ‘Novembro Azul’ também vem para a prevenção do câncer de próstata). É a partir disto que poderemos nos conscientizar e conscientizar ao próximo”, observou ela, cujas palavras foram endossadas pela palestrante: “A falta de informação é o grande inimigo da Saúde. Isto, tanto na mulher, que tem preconceito de procurar a um profissional (elas não fazem mamografia, banalizam isto, acham que não tem importância; não fazem o autoexame), quanto os homens, que também têm o preconceito em procurar um urologista para fazer os exames”, complementou a professora. 

Para a coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário, professora Marilda Rabello Ribeiro do Valle, a atividade com a professora Lígia foi ao encontro dos trabalhos realizados durante todo o mês de outubro: “’Outubro Rosa’ é o mês do alerta, da reflexão da mulher, para se cuidar, procurar a ver como seu corpo se apresenta, a sua saúde, para que ela evitar problemas futuros, pois toda a família acaba sofrendo com isto. O mês de outubro é referenciado para isto, mas esta pré-disposição para o exame do toque deve acontecer mensalmente. E é muito importante para nós, que lidamos com o curso de formação dos profissionais da Educação, que são Pedagogia e Biologia; é muito importante. Por quê? O professor, uma vez inteirado sobre isto e passando isto para seus alunos, há toda uma transformação, uma corrente que a gente difunde em favor da saúde da mulher”, argumentou a educadora, que foi uma das responsáveis pela realização da palestra. – Saiba mais sobre as atividades do Unifeg no site oficial: WWW.unifeg.edu.br

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.