Autor: Waddy - Data: 10/02/2017 16:37
Deputado Arantes denuncia pressões para o Brasil importar café





O deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (07/02/17) para se manifestar veementemente contra a ideia do Brasil importar café. Arantes denunciou a existência de uma grande pressão de empresas e torrefações de Minas e do Brasil para o país promover a importação dos grãos.
Para Arantes, o Ministério da Agricultura está cedendo: “É um absurdo pensar numa possibilidade dessa. O Brasil é referência mundial na produção de café de qualidade, produzindo quase 1/3 do produto que é consumindo no planeta, e não podemos de maneira alguma nos sujeitar a isso” afirmou.
O deputado não aceita o argumento das empresas de que vai faltar café Conilon no mercado, devido a seca no Espirito Santo. De acordo com Antônio Carlos Arantes isso não procede, mas, mesmo assim, os empresários estão conseguindo demonstrar força no Ministério da Agricultura, além disso, o ministro Blairo Maggi dá sinais de que vai fazer a importação.
Antônio Carlos Arantes explica porque é contra: “Primeiro, porque duvidamos que o país não tenha estoque suficiente para garantir o consumo interno até o mês de abril, quando inicia a safra do café Conilon. Segundo, porque é uma importação caríssima, desnecessária. E terceiro, porque quando se importa grãos dessa natureza, junto vêm pragas e doenças que poderão contaminar as nossas lavouras. Os prejuízos seriam incalculáveis para a cafeicultura e um desastre para a balança comercial brasileira”, alertou.
O deputado Arantes lembrou que vários parlamentares estão se mobilizando no Congresso Nacional para barrar a importação, é o caso dos deputados federais Carlos Melles(MG) e Evair Melo (ES), e os senadores Aécio Neves MG), Antonio Anastasia (MG) e Ricardo Ferraço (ES).
PRODUÇÃO DE CAFÉ NO BRASIL
O Brasil produz café há mais de 200 anos. Hoje é o maior produtor e exportador mundial, com uma safra recorde em 2016 de 51,3 milhões de sacas, equivalente a 31,35% da produção mundial. Uma produção avaliada pelo Ministério da Agricultura em R$ 22,18 bilhões.
Texto e fotos: JC Junot
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas

-
Ranking da revista aponta a cooperativa cafeeira ...
-
Maé e Dr. Heber fortaleceram a amizade de décadas...
-
Evento foi muito bem sucedido e ocorreu nesta ter...
-
A iniciativa vai ao encontro das bases da doutrin...
-
O prefeito Heber, a primeira-dama, dona Regina, o...