Autor: Carlos Alberto - Data: 22/11/2022 17:18
ONG "Tu és Luz" promove o evento "Ubuntu GXP" pelo Dia da Consciência Negra
Artistas, docentes, líderes comunitários, religiosos e membros da comunidade participaram do "Ubuntu GXP", realizado pela ONG "Tu és Luz", nesta tarde de domingo, 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), na Estação Cultural de Guaxupé, no Sudoeste mineiro. Promovido com o objetivo de fortalecer a referida data especial entre a sociedade guaxupeana, o evento destacou uma série de manifestações artísticas, educativas e sociais. Junto a isto, conclamou os presentes à reflexão sobre a história do povo afro, desde a riqueza cultural, as atrocidades sofridas pela escravização e as lutas constantes por igualdade.
Entre as atrações, subiram ao palco dançarinos do grupo Elite Dance/Exército do Bem, o grupo de hap Efeito Black, os break"ers Eternal Dance e The Brothers Crew, o intérprete musical Du/Guaranésia, a artesã Ingrid Madalena e o conjunto de pagode Recomeço. Em meio às exibições, o público ouviu palestras com as educadoras Elizete Mendes, Gisele Biléia, Claudinéia Moreira e Ana Cristina Serrano Mascarenhas. "É um momento histórico e que deve ser apoiado principalmente pelas pessoas da raça negra, pois houve um tempo em que eventos como esse eram inimagináveis", disse dra. Ana Cristina, que é especialista em Direito e falou muito sobre as potencialidades e a superação continuada dos negros na sociedade.
À frente da organização de Ubuntu (que, conforme a filosofia africana, significa "Eu sou quem sou porque somos todos nós", a líder religiosa Camila Ferreira, presidente da ONG Tu és Luz, destacou: "A ideia do evento surgiu numa roda de conversa sobre Zumbi e toda a história da raça negra. O objetivo é trazer o pessoal para conhecer nossa vasta cultura e fazer com que isso seja mais um instrumento de resistência e difusão da raça negra em Guaxupé e região", comentou Camila: "Hoje é um dia de refletir sobre o que nosso povo afro passou lá atrás. Por mais que possamos explicar, sentir é outra coisa. E é também hora de pensar no futuro que queremos deixar para nossos filhos, ocupar os lugares que são nossos por direito e, enfim, é um dia muito especial", complementou a organizadora.
Presente ao evento, o repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO registrou ao vivo diferentes instantes do "Ubuntu GXP". Veja, logo abaixo, os títulos disponíveis e assista. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp, - AJUDE O Jornal com um PIX de qualquer valor para (35) 9-8884-6778. - A QUALQUER momento, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
"Feira da Juventude Preta" é sucesso em evento do Serviço de Convivên...
Com muita graciosidade, crianças e adolescentes v...
-
Escola do Legislativo de Guaxupé promove o encontro "Diálogo Cidadão ...
Evento ocorreu na sede do Legislativo de Guaxupé,...
-
Comunidade da Escola Nossa Senhora Aparecida promove empreendedorismo...
Trabalhos artísticos e de ciências foram além do ...
-
Diálogo Cidadão debate representatividade e poder público em evento s...
Mesa-redonda reúne especialistas e parlamentares ...
-
Lavradora de Guaxupé denuncia o ABC Supermercados por racismo após ac...
Dona Onofra (de camiseta preta) e familiares revo...

Download Firefox
Download Chrome 

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.



