Autor: Aline - Data: 26/11/2025 11:34

Escola do Legislativo de Guaxupé promove o encontro "Diálogo Cidadão Consciência Negra"

Evento ocorreu na sede do Legislativo de Guaxupé, na região Sudoeste
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Políticos, educadores, formadores de opinião e ativistas da luta antirracista participaram, nesta noite de terça-feira, 25 de novembro, o “Diálogo Cidadão – Consciência Negra”. Promovido pela Escola do Legislativo de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, o evento aconteceu na Câmara Municipal, tendo pontuado temas pertinentes à luta da raça negra contra o preconceito, a busca por espaços na sociedade e principalmente o respeito aos antepassados, que foram escravizados por séculos no Brasil.

O encontro foi conduzido pela assessora de comunicação da Câmara, Ana Carolina Negrão, tendo destacado uma mesa de conversas com a dra. Ana Cristina Serrano de Souza Mascarenhas, que é coordenadora do curso de Direito do Unifeg e dirigente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Guaxupé; a docente Claudineia Moreira (professora, contadora de histórias e especialista nas áreas de Artes, com foco no Hip-Hop); o museólogo, dr. Fábio Tobias (especialista em História); o pesquisador e redator Wilson Remédio Ferraz (atualmente no jornal Correio Sudoeste); a gestora da Faculdade Anhanguera – Polo Guaxupé, Lílian Cruz Cezário; e a cientista social Sarah Xavier, especializada na cultura antirracismo, poetiza e raper.

Entre os vereadores, participaram do evento Mônica Ribeiro Magalhães dos Reis, Maria José Cyrino Marcelino, Francis Osmar da Silva e Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO (Pedro Luiz Alves, já compromissado com a formatura do Tiro de Guerra, justificou sua ausência; Dra. Nelzina Lara também encontrava-se a trabalho pela Santa Casa, fora de Guaxupé). Cada qual a sua maneira, os participantes enfatizaram os séculos de escravização de africanos, que foram arrancados de suas origens, além dos nativos, também explorados pelos colonizadores portugueses, aqui no Brasil. Mais do que isto, retrataram os avanços da luta por igualdade, os instrumentos políticos existentes, a fim de combaterem o preconceito; e enalteceram a força do povo preto, sua resistência, o talento e as conquistas.

Apesar de amplamente divulgado, o encontro atraiu – fisicamente – apenas familiares de Dr. Fábio Tobias e a advogada Daniela Carvalhaes (o que denotou, de novo, a falta de interesse da população para temas raciais). Todo registrado ao vivo pelo canal da Câmara Municipal no Youtube, o evento pode ser acompanhado em sua totalidade nesse CLIQUE AQUI.AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.