Autor: Carlos Alberto - Data: 02/11/2021 21:10

De acordo com o previsto, os dois cemitérios devem receber milhares de pessoas no dia de hoje

Missas celebradas em períodos e locais distintos, prestação de cultos e homenagens aos que já se foram marcaram o "dia da saudade" em Guaxupé
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis De acordo com o previsto, os dois cemitérios devem receber milhares de pessoas no dia de hoje

As prestações de cultos ao Dia de Finados em Guaxupé começaram na manhã desta terça-feira, 2 de novembro. Com manifestações religiosas, atividades comerciais, entre outras, a referida data especial atrai movimentações nos cemitérios municipais Luis Smargissi e Parque Alto da Colina.
De manhã, houve celebração de missas nos dois cemitérios, com participações expressivas de fieis. "Hoje é o dia do cristão se reunir para proclamar sua fé em Cristo e na ressurreição. A Igreja, fundamentada em Jesus, acredita que Jesus morreu e ressuscitou. E aqueles que Neve vivem morrerão, mas ressucitarão também. Confiemos na plenitude da vida", disse padre Reginaldo José da Silva, na Praça da Saudade, onde relaizou uma das missas.
Considerado um dia de saudades, o Finados leva muita gente à reflexão: "Finados, para mim, significa lembrança e é, também, uma forma de saudade. Mas, saudade positiva! A gente pensa nos entes queridos, que fizeram a parte deles e nos deixaram alegria", comentou a professora Regina Lima. "É uma data triste, mas, por outro lado, a gente se alegra porque estamos vivos em plena pandemia. Contudo, a gente sente saudade sim, mas nos conformamos com as coisas de Deus", completou Conceição, acompanhada pelo esposo, Pedro Roberto dos Santos.

Do ponto de vista comercial...
Além de se tratar de um dia para prestação de homenagens aos mortos, o Finados destaca também o ponto de vista comercial. Isto, por conta das praças de alimentação e estandes de vendas de flores, entre outros produtos, geralmente montados nas proximidades dos cemitérios. "Estamos aqui presentes, nesta data tão importante, e ficamos felizes por contribuir com as pessoas que aqui vieram em respeito àqueles que já partiram", disse Marcos Marçal, do Pastel da Rô. "É um dia que movimenta sim as vendas. O pessoal, aliás, já está acostumado conosco, que estamos aqui há vinte e cinco anos junto com a dona Nara Nehemy", completou a comerciária Sílvia Custódio, enquanto trabalhava ao lado do empresário Mário Márcio Nehemy Silva.

O dia todo
De acordo com a direção dos cemitérios locais, a expectativa é de que milhares de pessoas visitem os dois campos santos até às 18h de hoje, quando os portões serão fechados. "Muitas famílias já vêm dando manutenção nos túmulos desde a semana passada. Aqui, para mim, é o local do desfecho da vida terrena. Há família que vêm toda semana, uns diariamente e, enfim, é o local das lembranças e, nós, cuidados daqui com o máximo de carinho e respeito", informou Jurandir Santana, administrador do local, que está à frente da equipe comandanda pelo diretor da EMURB, Marcos Bonfim (nos dois cemitérios, conforme apurados, estão sepultadas cerca de trinta e cinco mil pessoas, sendo pouco mais de mil no Parque Alto da Colina e os demais no Luiz Smargiassi. Isto, contabilizados a partir de 1946, haja vista a perda dos registros de épocas anteriores).

Limpeza!
Nos dias que antecederam o Finados em Guaxupé, o repórter Carlãol, do JOGO SÉRIO, visitou o Cemitério Luiz Smargiassi e conversou com profissionais especializados em manutenção nos túmulos. Entre essas pessoas, a guaxupeana Norfinha Costa, que há trinta anos atua no ramo em questão. Muito conhecida na cidade por conta do modo autêntico, ela : "É cansativo, mas gratificante. Aqui, os familiares vêm e pedem para eu cuidar dos túmulos com muito carinho. Não só aqui, na verdade, mas tenho clientes desde 1992 em São Paulo, Itajubá, Mococa, Mata do Sino, Guaranésia e um montão de cidade. Eu amo "minhas crianças" e canto o dia todo aqui para eles ficarem fezlizes. E eu amo o que faço!", brincou ela, referindo-se aos mortos, com uma naturalidade que lhe é peculiar.

PARA VOCÊ, que deseja APOIAR o Jornal, nosso PIX é (35) 9-8884-6778. – PARA RECEBER informações do JS em seu whatsapp, você só precisa clicar AQUI! – A QUALQUER momento, acesse www.jornaljogoserio.com.br se manterá muito bem informado! 

ASSISTA O VÍDEO DE FINADOS AQUI!!!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.