Autor: Carlos Alberto - Data: 24/05/2024 08:20

Diretora geral da FAOP fala sobre o andamento da entidade em Guaxupé

Gabriela Rangel, dirigente da FAOP, concedeu entrevista ao repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

A diretora da Fundação de Arte de Ouro Preto, Gabriela Lopes de Moura Rangel, visitou a unidade de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, na semana passada. Habituada internacionalmente à arte e a cultura, a especialista teceu comentários muito positivos sobre o que encontrou no Município. Resultado dos esforços do governo municipal, erm parceria com o Estado, a concretização do campus técnico da FAOP na cidade tem sido motivo de orgulho e aberto caminhos sólidos para pessoas de todas as faixas etárias.
Gabriela aprovou o andamento dos trabalhos da Fundação em solo guaxupeano: "É muito mais, na verdade, do que a gente esperava, porque Guaxupé é uma cidade encantadora, assim como as pessoas, que receberam a FAOP de braços abertos e estamos sendo muito acolhidos pelos frequentadores. A Fundação é uma instituição do Governo de Minas, com sede em Ouro Preto, mas de caráter estadual. Então, o objetivo é levar tudo o que foi construído em 55 anos de história para outros territórios de Minas Gerais", enfatizou a dirigente.
Com Guaxupé sendo a primeira escola técnica de artes da FAOP fora de Ouro Preto, as expectativas são as melhores. Isto, principalmente por conta dos trabalhos voltados à produção de artes, em geral: "Minha história é muito misturada com a história da FAOP. Meus pais (o casal Ana Amélia Lopes e Nello Nuno fundaram a instituição) dizem: "Se nasceu, é gente, é artista!", pois a questão cultural é do humano, mas boa parte de nós acha que não. Então, todos os dias as pessoas criam, propõem, inventam, olham para o mundo e trazem expressões e referências desse mundo. E isso é ser artista! Então, a FAOP é para todos!", destacou Rangel.
Com atividades disponíveis para crianças, adolescentes, adultos e gente da melhor idade, a FAOP Guaxupé fica na Rua Luiz Costa Monteiro, na área central da cidade (no prédio que abriou a Cadeia Pública, no passado). "A palavra é transformação do significado, das possibilidades. Antes, aqui foi um lugar de muito sofrimento e punição. A arte e a educação nos possibilitam a transformação. E o que queremos aqui é esse movimento de transformação num espaço de construção, proposição e coisas melhores para toda a região", destacou Gabriela.
Embora recentemente implantada em Guaxupé, a FAOP tem apresentado resultados excelentes entre seus frequentadores. O próprio repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, já ouviu de pessoas adultas o quanto as atividades têm sido edificantes nas vidas de jovens que, por alguma circunstância, passavam por problemas pessoais antes de iniciarem-se num dos cursos: "É só o começo e a gente espera a todos para construirmos juntos o que Guaxupé quer da Fundação de Arte de Ouro Preto", concluiu Gabriela Rangel. AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook "Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO". - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.