Autor: Carlos Alberto - Data: 30/05/2024 11:57

"Casa de Acolhida e Apoio Dom Inácio" é inaugurada no dia do 61º ano da partida espiritual do "Santo Frei"

Consequência de esforços coletivos, a instituição abrigará crianças de famílias carentes, as quais a equipe de trabalho transmitirá proteção, dignidade e promoção humana
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Líderes eclesiásticos, representantes do poder público, empresários apoiadores e devotos do bispo, Dom Inácio João Dal Monte (28/08/1897 - 29/05/1963), participaram da inauguração da "Casa de Acolhida e Apoio Dom Inácio", criada para assistir crianças e adolescentes de famílias carentes. Iniciativa tomada em conjunto por diferentes forças locais, a entidade faz, de acordo com a Igreja, parte dos projetos do próprio bispo, cuja história de vida foi pautada na pobreza eucarística, a caridade e o amor, assim como seu devotamento a Maria Santíssima e o próprio Deus.
A inauguração foi antecedida por missa especial, celebrada na Igreja Catedral Nossa Senhora das Dores, com o bispo, Dom José Lanza Neto, os padres Reginaldo José da Silva, Luiz Fernando Gomes Vítor e Richard da Silva Oliveira. Numa ocasião marcada pelos 61 anos do falecimento de Dom Inácio, devotos de várias localidades participaram de procissão no interior do referido templo. "Dom Inácio já é santo. Sempre foi! Sua história de vida comprova isso", comentou, emocionada, a devota Ana Cláudia. "É nosso protetor, de quem alcançamos tantas graças", completou Sebastiana Maria, igualmente comovida.
Já na inauguração da "Casa de Acolhida e Apoio Dom Inácio", membros da comunidade visitaram as dependências do local, que fica na Rua Coronel Joaquim Costa, nº 323, na área central da cidade. Estruturada para atender, inicialmente, crianças de zero a seis anos, a instituição funcionará no formato contraturno, com assistências múltiplas: "Serão atendidas as crianças mais pobres, vulneráveis. Nosso estatuto, aliás, se assemelha ao que fazem em Três Corações. Agora, inauguramos a Casa, que terá seus fundadores, os dirigentes, conselheiros e tudo o que é exigido para o funcionamento de uma associação", informou padre Reginaldo.
Com uma primeira reunião pública sendo naquela noite de inaguração, Dom Lanza abençoou as instalações e a Capela São José, que fica na entrada da Casa Dom Inácio. "Quando falamos do amor, significa um amor concreto. Então, essa obra é justamente para concretizar o amor. A gente só fala, só prega, mas se não acolhe, não vai ao encontro, não caminha juntos... então, o amor é exatamente isso: ele se traduz no gesto concreto e no encontro com os necessitados. Abençoa-vos, Deus todo poderoso, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo", disse o dirigente da Diocese, cujo encerramento das palavras foi celebrado com palmas e gestos de alegria pela fundação da Casa Dom Inácio.
Conforme já noticiado pelo Jornal JOGO SÉRIO, a Casa de Acolhida e Apoio Dom Inácio funcionará como entidade do terceiro setor, em parceria com a Prefeitura: "Nosso prefeito, Dr. Heber, ficou extremamene feliz ao tomar conhecimento sobre essa causa, em nome de Dom Inácio. De pronto, colocamos nossa Secretaria de Desenvolvimento Social e todo o governo à disposição para sermos parceiros. Parabenizamos a todos", relatou o secretário de Governo na Prefeitura, Dr. Renato Carlos de Gouvea, na ocasião representante do atual gestor público municipal, Dr. Heber Hamilton Quintella.
Da composição, a Casa de Acolhida e Apoio Dom Inácio conta com a presidente, Gizeli Machado Bento, o vice-presidente, Reginaldo da Silva, as secretárias Cármen Roberta Rezende de Oliveira e Ludimila Vasconcelos Marcelino de Souza, as secretárias sociais Marcela Correa Cecílio Ribeiro Gouvea e Marina Russo Zerbini Ribeiro do Valle Pasqua; os tesoureiros Maria de Lourdes Sandrini e Guilherme de Assis Ribeiro; e os jurídicos: Clayon Roberto Augusto Ferreira e Rogério José Alves.
No Conselho Fiscal estão Cristina Maria Pasqua Heluany Barbosa, Marcos Roberto de Almeida, Maria Luiza da Silva Dias, Antônio Carlos Rossetti, Reginaldo Mendes de Freitas (titulares); Maria Luiza dos Santos, Régia Maria de Carvalho Pasqua e Francisco de Souza Marques (suplentes). - No Conselho Deliberativo: Alaíne Aparecida Oliveira Dias, Eliane Aparecida Pereira de Moraes, Solange de Cássia Ferreira, Nilma Leandro Bellomo, José Olímpio Vieira, Jerônimo Augusto de Carvalho e Selma Perocco Ribeiro do Valle. - Há, ainda, com todos eles e mais Vivian Cristiane Lopes Oliveira, e Maria Aparecida Rezende, a condição de sócios-fundadores.
Também apontada como "Causa de Beatificação de Dom Inácio", a Casa de Acolhida e Apoio dependerá, além do amparo da Igreja e do poder público, de assistência por parte do empresariado e da cidade, como um todo. Em sua criação, diga-se de passagem, membros da sociedade civil, cada qual dentro de suas condições, esforçaram-se para a estruturação do local, que já está devidamente apto para receber seu público, a quem a equipe de trabalho ofertará proteção e ajudará no desenvolvimento com dignidade. "A Casa é a causa e os braços de Dom Inácio, para continuarmos aquele sonho que ele carregou no coração, atendendo às necessidades daquele tempo", definiu padre Reginaldo, responsável pelo processo, em andamento, de beatificação do bispo, que atuou em Guaxupé entre 21 de maio de 1952 a 29 de maio de 1963.
Embora a Igreja respeite e siga à risca todos os ritos do Catolicismo quanto à santidade de Dom Inácio, não só para católicos, mas cristãos de diferentes religiões consideram o Bispo como santo, com muitos milagres, inclusive reconhecidos pelo Vaticano, atribuídos ao Santo Frei, Inácio João Dal Monte (para os espíritas, Dom Inácio é considerado um espírito protetor de Guaxupé, representante de Jesus; há evangélicos que reconhecem seu alto grau de evolução espiritual em função da vida do religioso, pautada na caridade, no amor e o devotamento a Cristo). Dedicado à promoção humana com dignidade, Dom Inácio liderou projetos virtuosos de ajuda aos carentes, como a própria Casa da Criança, ainda em funcionamento.
Presente à cerimônia de inauguração, o repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, registrou o evento, por meio de fotografias. CLIQUE AQUI para conferir! -  - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook "Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO". - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.