Autor: Aline - Data: 02/12/2025 12:36

Muito além dos muros: projeto com "O Pequeno Príncipe" incentiva reflexão e esperança no Presídio de Guaranésia/Guaxupé

O diretor-geral da unidade, Gustavo Silva, explicou que o projeto complementa o já existente Programa de Remição pela Leitura, desenvolvido em parceria com a PUC Minas, campus Poços de Caldas, que atende atualmente cerca de cem detentos.
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Muito além dos muros: projeto com

O Presídio Guaranésia/Guaxupé desenvolveu, entre novembro e dezembro de 2025, o projeto “Vitrine de Livro”, que teve como obra central O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. A iniciativa contou com a participação de dez pessoas privadas de liberdade da unidade prisional.

A escolha do livro se deu pela força de suas mensagens atemporais. Temas como amizade, responsabilidade e o verdadeiro valor do essencial serviram como ponto de partida para reflexões sobre escolhas, relações e novos caminhos.

A pedagoga Leandra Polita destacou a importância da célebre frase “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”, ressaltando como o projeto estimulou os participantes a repensarem seus vínculos e a própria responsabilidade pela própria trajetória. Segundo ela, os debates sobre amor, solidariedade e simplicidade despertaram empatia e resgataram valores muitas vezes esquecidos. “A simplicidade da história permite uma conexão profunda e acessível a todos”, afirmou.

Outra lição marcante da obra — “O essencial é invisível aos olhos” — foi utilizada para incentivar os participantes a olhar além das aparências, valorizando conexões humanas, crescimento pessoal e aspectos imateriais da vida.

O diretor-geral da unidade, Gustavo Silva, explicou que o projeto complementa o já existente Programa de Remição pela Leitura, desenvolvido em parceria com a PUC Minas, campus Poços de Caldas, que atende atualmente cerca de cem detentos. Segundo ele, a leitura, além de contribuir para a remição da pena, oferece instrumentos para que os participantes possam “reescrever suas histórias”.

Um dos participantes, que preferiu não ser identificado, relatou o impacto positivo da obra em sua rotina e emoções.
“Foi muito bom participar do projeto. Fez bem para minha mente e meus pensamentos, acalmou meu psicológico. O livro mostra o amor do Pequeno Príncipe pelas coisas que conhece nos planetas que visita e traz mensagens de fé em um futuro melhor. Os desenhos e origamis aqueceram minha mente e meu coração. A arte traz uma paz inexplicável para a gente”, relatou.

O projeto foi realizado em parceria com a Escola Estadual Geraldo Ribeiro Dias, que mantém um endereço dentro do presídio, por meio da professora de Língua Portuguesa e Arte, Tatiane Cunha. Entre as atividades desenvolvidas estiveram rodas de leitura, debates, produção de relatórios e depoimentos, além de atividades artísticas inspiradas na obra, como desenhos e origamis. Os participantes também assistiram à adaptação cinematográfica do livro.

A culminância do projeto ocorreu com o apoio do Fórum de Guaxupé, onde os trabalhos produzidos serão expostos entre os dias 1º e 9 de dezembro de 2025. A mostra reforça a importância da expressão artística e da interação social como ferramentas essenciais no processo de ressocialização. AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.