Autor: Aline - Data: 13/07/2024 10:39
ENGENHEIRO GUAXUPEANO PARTICIPA DE OBRA DO SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA
O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida entregou aos devotos da Padroeira do Brasil, na última sexta-feira, dia 12 de julho, o novo Porto Itaguaçu. O local do encontro da imagem que deu origem a esta devoção mariana pelos três pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, foi totalmente revitalizado. A Capela da Pesca Milagrosa foi reconstruída e a área conta agora com um novo parque como opção de espiritualidade e lazer para os devotos.
O que poucos sabem, é que a trajetória de um jovem profissional nascido em nossa cidade de Guaxupé, estreita nossos laços com este reformado ponto turístico da Capital Mariana da Fé. O engenheiro civil, Pedro Henrique Marques Nogueira, de apenas 27 anos, trabalhou entre 2023 e 2024 para uma construtora que dentre suas obras, presta serviços ao Santuário Nacional de Aparecida.
Depois de sua graduação em engenharia civil concluída, essa foi a primeira participação de Pedro em um canteiro de obras, junto ao corpo de engenheiros. Um grande desafio enfrentado pelo profissional que continua a dar grandes passos em sua carreira, afinal o projeto se destaca por sua grande relevância histórica e religiosa, além de ser um marco arquitetônico, em razão de sua grandeza, detalhes e execução de diversos serviços relacionados à engenharia.
Para a cidade de Guaxupé, é uma alegria ter um filho desta terra envolvido nesta obra de grande importância histórica, cultural e religiosa, pois no Santuário Nacional de Aparecida se encontra a Imagem da Padroeira do Brasil, recebendo em média 13 milhões de visitantes anualmente.
Após a conclusão das obras no Porto Itaguaçu, o jovem segue prestando serviços para construtora da região do Vale do Paraiba e o Grupo Santuário Nacional.
AINDA EM TERRAS MINEIRAS
Pedro é natural de nossa cidade e residiu em Guaxupé até 2022, quando se mudou para a região do Vale do Paraíba no Estado de São Paulo. O jovem cursou o ensino fundamental na Escola Coronel Antônio Costa Monteiro e na Escola Doutor André Cortez Granero. Já o ensino médio foi concluído no Colégio Objetivo. Sua graduação em Engenharia Civil foi concluída no ano de 2019 pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé - UNIFEG. Conhecido entre os fiéis católicos da região, Nogueira colaborou com a Catedral Nossa Senhora das Dores desde criança, nas liturgias e celebrações dos serviços do altar, e posteriormente como Músico e Organista das celebrações religiosas do templo.
PORTO ITAGUAÇU
Após 14 meses fechado para obras de revitalização o espaço integra natureza e devoção estando às margens do Rio Paraíba do Sul, destacando a nova Capela da Pesca Milagrosa. Antigamente, o espaço contava apenas com uma área oracional, identificada como Capela do Porto Itaguaçu. Com a revitalização do local, a o templo foi reconstruído e, agora, passa a fazer referência, em sua arquitetura e nome, ao encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, rememorando o achado dos pescadores, em 1717, ocorrido a poucos metros do local. Com a revitalização, o destino ocupa área total de 130 mil m² e, além de seus próprios atrativos, também é ponto de partida para se percorrer o Caminho do Rosário, em direção à Cidade do Romeiro, ou para acessar o recém-inaugurado parque Três Pescadores.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Profissional da Saúde recebe os cumprimentos de s...
-
Solenidade ocorreu nesta noite de quarta, 27, em ...
-
Guaxupeana, que é seguidora do Jornal JOGO SÉRIO,...
-
Dr. Donizete Delorenzo (ao centro) compõe o corpo...
-
Depois de sua graduação em engenharia civil concl...