Autor: Jackeline - Data: 27/08/2021 10:30

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em 19 cidades atingidas por desastres naturais

Os municípios reconhecidos localizam-se na Bahia, Ceará, Minas Gerais, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em 19 cidades atingidas por desastres naturais

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em 19 cidades do Brasil atingidas por desastres naturais. A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira (26) do Diário Oficial da União.

A falta de chuvas continua causando prejuízos ao Nordeste. Na Bahia, Abaré, Belo Campo, Boa Vista do Tupim, Dom Basílio, Ibipitanga, Ituaçu, Lafaiete Coutinho, Maetinga, Monte Santo e Presidente Jânio Quadros sofrem com a estiagem.

No Ceará, a cidade de Madalena registra estiagem e Jaguaribe sofre com a seca, que é a falta de chuvas ainda mais prolongada. No Rio Grande do Norte, os municípios de São Bento do Trairí e São Bento do Norte enfrentam a estiagem, assim como Nossa Senhora Aparecida, em Sergipe.

A situação no Nordeste tem sido acompanhada de perto pelo MDR. Após percorrer o interior do Piauí, foram repassados R$ 4,5 milhões em recursos  para fornecimento de água por carros-pipa nas áreas urbanas de 50 municípios do estado. E para a Paraíba,  foram destinados R$ 8,2 milhões para reforçar a distribuição de água também nas áreas urbanas.

A seca aflige ainda o município de Augusto de Lima, em Minas Gerais, e a estiagem causa danos em Caxambu do Sul, em Santa Catarina. Na contramão, os municípios de Cristal do Sul e Coronel Bicaco, no Rio Grande do Sul, registraram chuva de granizo.

Acesso a recursos

Após o reconhecimento de situação de emergência pelo Governo Federal, o município afetado por desastre natural pode solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para ações de resposta, que são aquelas voltadas a socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, e de reconstrução de infraestrutura danificada pelos desastres.

Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado. CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do Jornal JOGO SÉRIO em seu whatsapp.

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.