Autor: Jackeline - Data: 18/09/2021 10:13

Mais de 100 municípios assinam Decreto de Liberdade Econômica em Minas

A adesão aconteceu por intermédio do programa Minas Livre para Crescer e outros municípios estão em processos para assinatura do documento
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Mais de 100 municípios assinam Decreto de Liberdade Econômica em Minas

O município de Varginha, no Sul de Minas, foi o precursor na adoção de medidas previstas no Minas Livre para Crescer, programa do Governo de Minas Gerais, encabeçando uma lista que hoje soma 106 cidades a seguir as diretrizes do Decreto Estadual de Liberdade Econômica, que estabelece uma série de ações que potencializam o desenvolvimento econômico, criando um ambiente propício aos negócios.

Os últimos municípios a adotarem as diretrizes do programa foram Riachinho, Arinos, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha e Santa Fé de Minas, nas regiões Norte e Noroeste de Minas. Sob orientação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), algumas administrações optaram por emitirem decretos municipais, enquanto outras cidades, devido à importância do assunto, criaram projeto de lei que tramitou em suas respectivas câmaras legislativas. 

 

O objetivo dos decretos municipais é regulamentar dispositivos da Lei Federal Nº 13.874, conhecida como Lei de Liberdade Econômica, e do Decreto Estadual nº 47.776, de 4 de dezembro de 2019, que institui o Programa Estadual de Desburocratização – Minas Livre para Crescer, e cooperar com o avanço da economia do estado.

 

Para o subsecretário de Desenvolvimento Regional, Douglas Cabido, o número de 100 municípios no rol do programa é emblemático para a posição de Minas Gerais como o Estado mais fácil de se empreender no Brasil, sendo também a unidade da federação com maior número de municípios a regulamentarem integralmente a lei de liberdade econômica.

 

Nesse sentido, o município que assinou o decreto realizou uma revisão e simplificação dos atos normativos vigentes, fomentando também a elaboração de legislações que garantam a livre iniciativa. As medidas também viabilizam o resgate da confiabilidade dos empresários, simplificando e desburocratizando procedimentos.

           

Para além das 106 cidades que já aderiram ao programa, outros municípios estão em processo de criação de um normativo que aborda e regulamenta o tema. O site da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico traz uma ferramenta atualizada, frequentemente, com informações sobre quais etapas estão os processos dos municípios interessados. Para acessar basta clicar aqui.  

CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do Jornal JOGO SÉRIO em seu whatsapp!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Fábio Marchetto

Crédito: Sede

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.