Autor: Jackeline - Data: 24/09/2021 16:14

Guaxupé faz parte do grupo de munícipios mineiros que ajuizará contra a ARSAE e COPASA

Associação Mineira de Municípios em breve ajuizará ação contra a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais e COPASA representando dezenas de municípios
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Guaxupé faz parte do grupo de munícipios mineiros que ajuizará contra a ARSAE e COPASA

A Associação Mineira de Municípios (AMM),  nos próximos dias ajuizará Ação Civil Pública com o objetivo de conter o aumento da tarifa de tratamento de esgoto elevada para 74%, revoltando os cidadãos de vários municípios que não possuem os serviços de tratamento de esgoto.

 

No início deste mês, foi feito o anúncio do nivelamento da tarifa de esgoto em todo o Estado de Minas Gerais para 74%. As cidades que possuem o tratamento pagavam 100% e tiveram uma redução para 74%. Já os Municípios, como Guaxupé, que ainda não  possuem os serviços de tratamento de esgoto passaram de 25% para os 74%.

 

Em nota divulgada na ocasião do anúncio da mudança da tarifação, a Arsae enfatizou que a mudança na forma de cobrança pelos serviços de esgotamento sanitário da Copasa tem por objetivo a justiça tarifária. “Com a revisão tarifária da Copasa, os usuários que têm acesso aos serviços de água, coleta e tratamento do esgoto, e que representam mais de 50% do total de usuários da Copasa, têm redução de até 16% nas contas. Os usuários que têm acesso aos serviços de água e coleta do esgoto, que representam menos de 15% do total de usuários, têm elevação das contas, em média de 36%. Os demais usuários, que são atendidos pela Copasa apenas com o serviço de abastecimento de água, observam redução ou aumento de suas contas, em percentuais menores, dependendo do perfil de consumo deles”.
 

O Governo Municipal, desde o início procurou maneiras de tentar evitar o aumento da tarifa. “Desde que fomos informados desta mudança procuramos unir esforços com os demais municípios por meio da  AMOG. Além disso, o PROCON Municipal também esteve reunido com o Ministério Público Estadual. Nesta semana, encaminhamentos toda documentação para a Associação Mineira dos Municípios que ajuizará Ação Civil Pública com intuito de afastar o aumento e a unificação das tarifas dos serviços públicos concedidos pelo Estado de Minas Gerais"  explicou a Procuradora-Geral do Município Dra Lisiane Durante.
 

O Prefeito, Dr Heber Quintella,  acompanha de perto os desdobramentos e reafirma sua insatisfação com a situação. “ Um absurdo o que está acontecendo. Com tantas dificuldades que nós já estamos enfrentando, com pandemia, os preços de tudo subindo sem parar, muitas pessoas com dificuldades de manter o básico, agora mais esta! Tudo aquilo que pudermos fazer para que este aumento não seja mantido, faremos. Esperamos que a Arsae volte atrás em sua decisão”, finalizou o Prefeito. CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do Jornal JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - ACESSE www.jornaljogoserio.com.br e fique a par de tudo o que acontece em sua região.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito: ASCOM/Prefeitura de Guaxupé

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.