Autor: Carlos Alberto - Data: 15/07/2022 08:58

Polêmica do gato Lelo, retirado da Biblioteca de Guaxupé, já dura nove dias

O felino foi impedido de frequentar a biblioteca, segundo a Prefeitura, por reclamação de usuário do local. O feito do poder público, porém, está repercutindo em nível nacional
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis  Polêmica do gato Lelo, retirado da Biblioteca de Guaxupé, já dura nove dias

A polêmica gerada em torno da retirada, por parte de membros da Prefeitura de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, do gatinho "Lelo", da Biblioteca Municipal Professora Iracema Elias, já dura nove dias desde que o fato foi externado nas redes sociais. Conforme já divulgado em nível nacional, o felino foi proibido de frequentar o local após reclamação de usuário. Repudiada por protetores de animais, a atitude do poder público já chegou até ao Ministério Público.
Lelo vivia na Biblioteca, que funciona na área central da cidade, já há alguns anos, sendo que um cidadão teria reclamado à Secretaria Municipal de Cultura, de onde partiu, segundo consta, a ordem para que o animal fosse impedido de ficar no local. O fato gerou a contestação de funcionários e pessoas já acostumadas com o gato no local. "Ele é castrado, vacinado, alimentado diariamente por todos os funcionários, extremamente dócil e não oferecia perigo algum", disse Isabelle Simões, que desde o início do caso tem divulgado a situação via internet.
De acordo com o desenrolar da história, Lelo foi abrigado num lar temporário após a proibição, onde a pessoa que se apiedou dele o mantém, mas alega não ter condições de ficar com o bichano em casa: "O Lelinho está comigo sim, mas está fechado em meu quarto, visto que tenho outros gatos e ele não está se adaptando", disse a tutora provisória, que fez apelo na internet para uma solução adequada ao bem-estar do gato.
Na Prefeitura, onde o Jornal JOGO SÉRIO aguarda um posicionamento desde o último dia 8 de julho, informações dão conta de que a retirada de Lelo, além da reclamação, está alicerçada na Lei nº 1909, de 8 de junho de 2009, que trata sobre o controle de populações animais, bem como prevenção e controle de zoonoses no Município. O caso, porém, foi levado ao Ministério Público, que já notificou a Prefeitura para se manifestar oficialmente. Em meio ao "silêncio" do governo municipal, veículos de comunicação em várias partes do País criticam a retirada de Lelo da Biblioteca, enquanto protetores de animais fazem abaixo-assinados e protestos pela volta do felino à Biblioteca. Veja, logo mais, outras informações sobre o caso.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.