Autor: Carlos Alberto - Data: 11/08/2022 09:43

Após início da pandemia, 63% das famílias no Sudeste precisaram reduzir gastos

Levantamento realizado pelo Instituto FSB Pesquisa, a pedido da SulAmérica, mostra que 39% das pessoas na região contrataram empréstimos recentemente (Foto: José Cruz - Agência Brasil)
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis  Após início da pandemia, 63% das famílias no Sudeste precisaram reduzir gastos

Pelo segundo ano, o Instituto FSB Pesquisa organiza, a pedido da SulAmérica, levantamento para avaliar a preocupação e cuidados do brasileiro em relação às saúdes física, emocional e financeira durante a pandemia. Realizado em maio de 2022, com uma amostra de 2.000 entrevistas por abordagem online (de todas as regiões do país -- nas 27 Unidades da Federação), o estudo levanta questões sobre esses três temas aos entrevistados, com características que seguem a proporção da população brasileira.

Sob o conceito de Saúde Integral, a pesquisa identificou que, assim como em 2021, a saúde financeira segue preocupando os brasileiros. Em relação aos resultados do Sudeste, para 49% da população da região, a saúde financeira é o principal motivo de preocupação no dia a dia. E quase metade das pessoas nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, ou 48%, afirma estar “apertado” financeiramente.

A pesquisa contou com amostra representativa dos moradores da região com acesso à internet no país com idade a partir de 18 anos. A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas entre os dias 19 e 28 de maio de 2022. “O conceito de Saúde Integral é de extrema importância para a SulAmérica, pois oferecer suporte às saúdes física, emocional e financeira dos brasileiros é um dos principais objetivos da companhia. A pesquisa nos auxilia nessa tarefa, ao traçar um panorama da Saúde Integral dos brasileiros nesse cenário pós-pandêmico.”, destaca Solange Zaquem, Diretora Comercial da SulAmérica para a região Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A realidade financeira da população do Sudeste: De acordo com o levantamento, 34% das pessoas no Sudeste tiveram que fazer alguma redução (grande ou muito grande) nos gastos diários. Cerca de 33% da população não possui renda suficiente para arcar com os custos básicos de casa, sendo que um terço dos entrevistados revelaram não serem capazes de lidar com despesas inesperadas. Além disso, 39% recorreram a empréstimos no último ano, e 50% dos empréstimos contratados no último ano possuem pagamentos atrasados, o que pinta um cenário preocupante em relação à adimplência das pessoas na região. A pesquisa FSB/SulAmérica ainda perguntou qual a principal fonte de informação para a tomada de decisões financeiras. Para 35% dos respondentes, é o companheiro ou companheira quem mais influencia neste aspecto, seguido por filhos (22%) e pais (17%). Especialistas em finanças (9%), consultor financeiro (7%) e gerente de banco (8%) aparecem apenas depois.

Saúde Física e Emocional: Apenas 7% de pessoas do Sudeste vão ao psicólogo: A pandemia foi um fator que alavancou os cuidados com a saúde dos brasileiros. Quase 60% dos brasileiros dizem cuidar hoje melhor da sua saúde do que antes da pandemia. Em contrapartida, a saúde emocional do brasileiro piorou para 48% dos brasileiros durante a pandemia. O peso emocional está presente mesmo quando há uma preocupação com a saúde física. Entre as principais reclamações de saúde estão ansiedade, insônia, dor de cabeça, alteração de humor, frustração, medo e solidão.

A principal preocupação do morador da região Sudeste é a saúde financeira (49%), seguido da saúde física (27%) e emocional (24%). Curiosamente, o Sudeste não é a região com maior número de pessoas com planos de saúde. Segundo a pesquisa, 22% dos respondentes dessa região têm plano de saúde. Um quarto dos moradores da região Sudeste (25%) procura os consultórios médicos uma vez a cada seis meses, e 24%, o fazem anualmente. Cerca de 19% procuram o médico uma vez a cada três meses e 5%, todo mês.

Apenas 7% dos moradores do Sudeste dizem consultar um psicólogo. Esta é a menor taxa dentre todas as regiões do País. Dentre aqueles que consultam esse especialista, um pouco menos de um terço (28%) começou há menos de um ano, 39% fazem terapia há mais de um ano e 17%, há mais de dois. A pandemia pode ter sido, portanto, um fator que desencadeou uma maior procura por apoio psicológico na região. Mais da metade dos moradores do Sudeste dizem estar acima do peso (55%), sendo que 34% acreditam estar com o peso ideal e 11%, abaixo do peso. Essa é a segunda maior taxa, perdendo para as regiões Sul e Norte/Centro-Oeste, que registraram índice de 64% de sobrepeso.

Em contrapartida, a grande maioria (83%) dos moradores da região diz estar tomando medidas para melhorar sua saúde e bem-estar. As principais iniciativas nesse sentido registradas na pesquisa são: ir à academia de ginástica ou práticas esportivas (56%), frequentar shoppings (49%), bares e restaurantes (38%), frequentar cinemas, teatros e museus (42%) e manter uma dieta saudável (78%). A grande maioria (82%) também está passando igual ou mais tempo com a família. “Esses recortes regionais nos permitem acompanhar como as diferentes regiões do Brasil estão lidando com essa jornada de descoberta de como cuidar das saúdes física, emocional e financeira nesse novo cenário, nos auxiliando a oferecer serviços, campanhas e suporte a nossos clientes de acordo com suas necessidades.”, finaliza Luciano Lima, Diretor Comercial da SulAmérica para as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, além dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Sobre a SulAmérica: A SulAmérica é uma companhia de 125 anos que se dedica a entregar Saúde Integral para seus mais de 7 milhões de clientes por meio de produtos e serviços de Saúde, Odonto, Vida, Previdência e Investimentos. A companhia tem como missão melhorar a vida das pessoas, oferecendo apoio, segurança e autonomia em cada momento e decisão de saúde física, emocional e financeira. Para isso, conta com mais de 4 mil colaboradores engajados e comprometidos, além de uma rede de distribuição com milhares de corretores de seguros em todo o Brasil.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.