Autor: Aline - Data: 07/11/2025 12:19
Funcionários da limpeza pública de Guaxupé paralisam atividades em protesto contra más condições de trabalho
Trabalhadores da Ecsam Serviços Ambientais, em Guaxupé, no Sudoeste mineiro, recusaram-se a iniciar as atividades nesta manhã de sexta-feira, 7 de novembro, em protesto contra a direção da empresa, responsável pela coleta de lixo e a limpeza urbana do Município. Conforme apurado, os funcionários alegam atraso no pagamento, más condições de trabalho e outros problemas graves.
Os operários (a maioria deles) iniciaram o protesto no pátio, ainda no início da manhã, sob a justificativa de que o salário deveria ter sido pago ontem (e que a situação tem sido constante). Junto a isto, reclamaram da falta de equipamentos de proteção individual; criticaram as condições dos transportes; falta de banheiros; e reivindicaram até um tratamento mais humanizado por parte da direção: "Há quatro meses viv emos com essa situação. A Prefeitura nos cobra qualidade no serviço, mas não sabe o que está acontecendo. Queríamos que resolvessem! Olhe quantas enxadas e galões de gasolina dentro do ônibus que nos leva!", desabafou um dos insatisfeitos.
Acionado, o repórter e vereador Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, compareceu ao local, onde foi recebido pelo gerente administrativo, Marcelo Ribeiro, o qual alegou: "A direção informou um problema técnico na transferência de valores, mas garantiu que será resolvido até o meio-dia. Quanto às demais queixas, tudo está sendo relatado e haverá solução", assegurou o profissional. Porém, os funcionários não concordaram em retornar ao trabalho, tendo isso somente ocorrido após uma negociação que envolveu as presenças de Carlão, o qual preside a Comissão dos Direitos Humanos e Segurança Pública da Câmara Municipal; e principalmente com a garantia dada pelo secretário municipal de Governo, Dr. Newton Mesquita Filho, de que os empregados da Ecsam não ficarão sem receber: "Em nome da Prefeitura e do prefeito Jarbinhas, peço que voltem ao trabalho e, se não receberem da empresa, receberão da Prefeitura, que reterá o pagamento que faria a ela e pagará vocês, assim como já ocorreu, quando a outra firma não cumpriu o contrato", assegurou Dr. Newton (também os secretários municipais, Dr. Benedito Rezende Neto - Administração - e José Luiz Ribeiro - Obras; a diretora da Divisão de Meio Ambiente, Rafaela Macedo, e o vereador Francis Osmar da Silva, participaram da reunião).
Ainda como garantidores, os advogados, Drs. Fernando Venâncio e Daniela Carvalhaes, foram chamados pelos trabalhadores e colocaram-se como seus representantes. "A primeira coisa é que todos deram um voto de confiança à empresa, que deverá pagar até o meio-dia. Após isto, caso não seja confirmado, todos reivindicarão seus direitos. Eles levantaram várias queixas, como insalubridade, periculosidade, as condições dos transportes, descontos indevidos no cartão-Alimentação e veremos caso a caso para que tenham seus direitos respeitados", explicou Dr. Fernando.
Veja, logo mais, informações atualizadas sobre o impasse. Há aproximadamente quatro meses como terceirizada para a limpeza urbana e a coleta de lixo na cidade, a Ecsam tem matriz na região Sul do País e substituiu a Simplicius, do Rio de Janeiro, que não honrou o contrato firmado com a Prefeitura e foi trocada. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Prefeitura divulga nota oficial sobre problema ocorrido hoje na Ecsam...
Documento foi distribuído hoje pelo governo munic...
-
Ecsam está realizando os pagamentos e demais reclamações serão tratad...
Os pagamentos começaram a ser feitos a partir do ...
-
Funcionários da limpeza pública de Guaxupé paralisam atividades em pr...
ategoria só aceitou retornar ao trabalho após a g...
-
Manutenção emergencial na ETA deixa vários bairros de Guaxupé "sem ág...
O Jornal JOGO SÉRIO buscou, junto à Copasa, a inf...
-
Entidades cancelam "Feirão Beneficente" após mal entendido sobre doaç...
Jaíne, da Casa de Acolhida, e Cláudio, da APAE, m...

Download Firefox
Download Chrome 

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.



