Autor: Bia do Jornal JOGO SÉRIO - Data: 21/01/2026 17:14
Situação de comunidades rurais em Guaxupé fica cada vez pior com tantas falhas no fornecimento de energia elétrica
A instabilidade energética continua sendo fator constantemente prejudicial para moradores, produtores rurais e empreendedores, em geral, residentes a determinadas localidades rurais de Guaxupé, na região Sudoeste mineira. Problema gravíssimo enfrentado por centenas de famílias no Morro Agudo, Pinheiros, Serrinha, Cala Boca, entre outras, a falta de luz elétrica gera uma série de transtornos praticamente todas as semanas. Ciente da importância da força do poder público estadual na questão, o repórter e vereador Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, tem se esforçado para ajudar. Nos últimos dias, ele registrou mais uma vez a agonia de cidadãos cujas vidas têm sido extremamente impactadas de forma negativa por conta das seguidas falhas no fornecimento da eletricidade àquelas áreas.
A situação está cada vez pior com as frequentes interrupções gerando todos os tipos de prejuízos (e o restabelecimento lento e ineficaz): “Qualquer chuvinha acaba com a energia elétrica, que não volta rápido e, quando retorna, já vem queimando câmara fria, motor”, denunciou o empresário Emerson Dias, da Distribuidora de Carnes Morro Agudo, onde a produção tem se comprometido constantemente por causa da falta de luz. “Preciso muito da ajuda de vocês, Carlão, para conscientizar a Cemig que isso não é brincadeira! Quando tentamos apoio, conversamos com robôs (nos contatos telefônicos da CEMIG)”, desabafou ele, que registrou numa das ocasiões boletim de ocorrência para denunciar a quantidade de problemas acarretados pelas falhas do serviço prestado pela estatal mineira.
Nas imediações do Sítio São Vicente, próximo ao Morro Agudo, os protestos são semelhantes entre os moradores: “No meio de semana já é complicado, mas aos finais de semana fica pior ainda, com todos perdendo alimentos que dependentes de refrigeração. Dias atrás demorou mais de quarenta e duas horas para voltar a luz! É frequente, está terrível e eles vêm, arrumam, mas estoura tudo de novo em seguida. Nós queremos que, realmente, nos ajudem, pois está complicado, Carlão”, protestou a cidadã Paula Amorim Mamédio, que, igual a boa parte de seus vizinhos, fica também sem água quando falta luz, pois depende de bomba para movimentar o poço.
Por todas as imediações dos bairros afetados a insatisfação é a mesma: “Frequentemente ocorre isso conosco e nos atrapalha com o cronograma de entregas aos clientes. Além disso, nosso pórtico toda vez se danifica em função da queda de energia”, ressaltou a gerente administrativa Dayane Zeituni, da Senetelhas, que fica no Sítio Santa Apolônia e dedica-se à confecção de telhas galvanizadas, estilo galvalumes. “Realmente, é bem complicado, pois precisamos da energia para produzir os produtos do cardápio, sendo que somos obrigados a fechar quando isso ocorre. Além disso, há o fato da perda de produtos, que estragam e, sendo assim, fomos orientados a registrar boletim de ocorrência, o que já fizemos, pois os prejuízos são enormes”, complementou a comerciante e moradora Mariana Palos e Palos, da lanchonete e restaurante Café na Roça.
O QUE DIZ A CEMIG? Em sua defesa, a CEMIG admitiu os problemas, mas salientou que as equipes operacionais têm trabalhado bastante em diferentes localidades rurais de Guaxupé, onde há muita queda de árvores e outros problemas. Junto a isto, foram repassados à empresa numerações de instalações para verificação minuciosa. Paralelamente, já há algum tempo o vereador e repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, tenta ajudar aos prejudicados. Quanto a isto, ele conta com o apoio do deputado estadual Luizinho, do Partido dos Trabalhadores, o qual já oficiou a CEMIG, com vistas a esclarecimentos sobre o que será feito. “Encaminhamos o Ofício nº 62/2025, de 17 de dezembro de 2025, de autoria do vereador Carlos Alberto da Silva Júnior, no qual são apresentados os detalhes da demanda, inclusive os números de instalação das unidades habitacionais que vêm sendo afetadas pela intermitência do serviço de energia elétrica. Diante do exposto, solicitamos especial atenção da CEMIG para com a demanda apresentada; e que também nos encaminhe resposta com as informações das ações que foram ou que serão adotadas para dirimir o problema”, solicitou o deputado Luizinho.
Além desse primeiro contato, o parlamentar de nível estadual intermediará uma audiência de Carlão com o gerente de Relacionamento da CEMIG, Evanir Araújo Bueno, a fim de que as devidas providências sejam tomadas. “No ano passado, após muita insistência e trabalho, conseguimos com que a Cemig substituísse toda a rede elétrica de parte da Avenida Dona Floriana, onde os comerciantes viviam o mesmo dilema que as comunidades rurais. E lá o problema foi superado, sendo que temos a certeza de que seremos atendidos novamente pela empresa, com o apoio do deputado Luizinho e a legitimidade da demanda”, concluiu Carlão. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Situação de comunidades rurais em Guaxupé fica cada vez pior com tant...
Proprietários da Distribuidora de Carnes Morro Ag...
-
Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet
Consulta pode ser feita na Página do Participante
-
Reajuste salarial e de cartão-alimentação dos servidores públicos de ...
A sessão será hoje, às 17h, na sede do Legislativ...
-
Aplicativo do transporte coletivo urbano de Guaxupé está quase pronto
O vereador Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, buscou i...
-
Bazar beneficente da Associação Pró Carente acontece no dia 24 de jan...
Evento solidário oferece roupas e acessórios a pr...

Download Firefox
Download Chrome 

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.



