Autor: Carlos Alberto - Data: 11/01/2021 12:02

GUAXUPÉ: Comerciantes contrários ao Decreto de Quarentena protestam em nota oficial

Conteúdo foi enviado à redação do Jornal JOGO SÉRIO nesta manhã de segunda-feira, 11 de janeiro, e estampa a insatisfação de comerciantes por conta do fechamento de seus estabelecimentos, por dez dias, conforme determinou o Decreto Municipal .2.326
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis GUAXUPÉ: Comerciantes contrários ao Decreto de Quarentena protestam em nota oficial

O grupo de comerciantes contrário ao Decreto Municipal nº 2.326, editado pela Prefeitura de Guaxupé como forma de desacelerar o contágio do Novo Coronavírus, divulga nota oficial da categoria no conteúdo abaixo. Conforme já noticiado, empresários protestam contra o fechamento de estabelecimentos considerados não essenciais, por dez dias, a contar deste sábado último, 9 de janeiro. Na opinião deles, a inatividade, ainda que por um período pequeno, acarretará problemas considerados irremediáveis, do ponto de vista socioeconômico. Leia a íntegra do documento, enviado nesta manhã de segunda-feira, 11 de janeiro, à redação do Jornal JOGO SÉRIO.

COMUNICADO À POPULAÇÃO GUAXUPEANA
Na última quinta feira dia 07 de janeiro de 2021, fomos surpreendidos com uma decisão da Prefeitura, totalmente arbitrária, ditatorial e sem nenhum estudo científico que comprove a eficácia da mesma. Todos comerciantes e prestadores de serviços de Guaxupé, valorizam a vida, apoiam e apoiarão todas atitudes que forem necessárias para defender a saúde da população. Porém para apoiarmos, as atitudes devem ser baseadas em estudos científicos, ou seja, jamais apoiaremos decisões da Prefeitura que tenham por intenção apenas enganar a população, como se diz popularmente “ Fazer uma média”, fingir que tal atitude resolve.
A população precisa saber que quando é anunciado na mídia por parte da Prefeitura o “fechamento do comércio” , nada mais é que o fechamento só de alguns pequenos comércios que não geram nenhum tipo de aglomeração e que seguem rigorosamente todos os padrões de prevenção a saúde determinados pelo Ministério da Sáude, ou seja, locais que a chance de transmissão do Covid é praticamente nula.
O que os pequenos comerciantes não entendem, é porque na sua loja que muitas vezes no decorrer do dia entram apenas 3 ou 4 pessoas tem que ser fechada porque “ Causa Aglomeração” e:
- Mercados que entram mais de 1.000 pessoas no dia em cada não causam Aglomeração;
- Indústria que trabalha mais de 300 pessoas por dia não causa Aglomeração;
- Festas que estão ocorrendo por toda parte da cidade não causam Aglomeração;
- Lotéricas que passam mais de 500 pessoas por dia em cada não causam Aglomeração;
- Bancos que passam mais de 600 pessoas por dia em cada não causam Aglomeração;

Outro ponto importante que a população precisa saber é que a Santa Casa de Guaxupé foi selecionada pelo Ministério da Saude para ser Centro de Covid de nossa macro região, sendo assim, infelizmente, enquanto essa epidemia existir, a Uti da Santa Casa sempre estará lotada, porque vão continuar vindo pacientes de várias cidades para nosso hospital, e para isso o mesmo recebe verbas de todos municípios.
A população precisa saber que apenas Guaxupé fechou os comércios, todas as outras cidades que enviam pacientes para Santa Casa, estão com todos seus comércios abertos normalmente. O que deve ficar claro para população é que a própria Diretora da Uti da Santa Casa, Dra Salma Galatte afirmou que o fechamento de alguns pequenos comércios não vai diminuir a transmissão ou internações por Covid, o que realmente resolve é toda população seguir todas as normas de prevenção como uso de mascáras, lavar as mãos e não fazer aglomerações, além é claro da Prefeitura agir e punir os irresponsáveis.
O Juiz da nossa cidade Dr. Milton Furquim também concorda que o fechamento do comércio não é a solução. A pandemia teve início em Março, infelizmente todos sabíamos que era uma doença séria e que seriam necessários mais leitos de enfermaria e Uti.
Fica a pergunta:
- A Prefeitura se preparou?
- Construiu Hospitais?
- Construiu Hospitais de Campanha?

Desde o início a única atitude da Prefeitura foi “ Fechar o Comércio”. Não aguentamos mais sermos culpados do que não temos culpa, somos geradores de empregos, pagamos impostos, aluguéis e precisamos sustentar nossas famílias. A Prefeitura vai pagar os salários de nossos funcionários? Já que está nos proibindo de trabalhar, a Prefeitura vai pagar nossa alimentação, porque somos “gente” precisamos comer e beber.
A Prefeitura pode contribuir e muito para diminuir o avanço da Covid na nossa cidade, para isso, basta fazer o correto que é multar as pessoas que não utilizam mascaras e acabar com as festas e aglomerações.
Nossa recomendação é para ao invés de usar a Guarda Municipal para proibir pais de família de trabalhar, ela peça para Guarda acabar com todas as festas e aglomerações que continuam acontecendo e para multar todas as pessoas que se recusem a seguir os protocolos sanitários.
A população precisa saber que em todos Estado de Minas Gerais, apenas Guaxupé está com o comércio fechado, ou melhor, com os pequenos comércios fechados. Todo as cidades do Estado de São Paulo estão com os comércios, shoppings, centro populares com o Brás e 25 de março abertos. Será que de todo o Brasil, os únicos lugares que transmitem Covid são os pequenos comércios de Guaxupé?
Portanto não faz o menor sentido somente nós comerciantes continuarmos a sofrermos restrições, ainda mais que a Prefeitura tem total amparo JURÍDICO E CIENTÍFICO para acabar com essa situação que tanto aflige nossa categoria imediatamente, basta apenas que siga os protocolos de sáude, a lei e libere a abertura.
#ChegadeHipocrisia #PrecisamosTrabalhar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.