Autor: Carlos Alberto - Data: 31/03/2022 14:41

Prefeituras do Sudoeste Mineiro mostram como investem em tecnologia

Mais de 40 municípios participam do Webinar das Cidades Digitais da região. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações apresenta plataforma para auxiliar implantação de cidades inteligentes
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Prefeituras do Sudoeste Mineiro mostram como investem em tecnologia

Prefeitos, gestores e servidores públicos do Sudoeste Mineiro participaram nesta terça-feira (29) do Webinar das Cidades Digitais da região para tratar de inovação e modernização dos serviços públicos. No encontro virtual, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), o prefeito de Guaxupé, Heber Hamilton Quintella, e o secretário de Administração do município, Rafael Augusto Olinto, o secretário municipal de Planejamento de Passos, Edson Martins, e o secretário de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional, Ensino Superior e Trabalho de São Sebastião do Paraíso, Cícero Barbosa, apresentaram as inovações implantadas nas cidades para atender a população.

“Esperamos que essas informações e soluções apresentadas possam contribuir de alguma forma com o desenvolvimento de projetos que tenham a tecnologia como eixo essencial para melhorar a gestão e os serviços prestados para a população. Há necessidade de se investir cada vez mais e muitos municípios ainda estão começando o processo, há muito o que se fazer em todas as áreas que são possíveis de aplicar tecnologias e por isso a Rede Cidade Digital mantem esse espaço virtual, além dos eventos presenciais, para que todas as Prefeituras possam conhecer ideias para implantação de cidades inteligentes”, destacou a gerente de Comunicação da RCD, Sharlene Sarti.

Ferramenta - Além de especialistas, que apresentaram tecnologias disponíveis às Prefeituras, o Webinar das Cidades Digitais do Sudoeste Mineiro trouxe detalhes das políticas de fomento às cidades inteligentes em andamento no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Uma plataforma de diagnóstico de maturidade para cidades inteligentes e sustentáveis já está disponível para auxiliar as Prefeituras na construção de projetos, de acordo com Karina Vidal, da Coordenação Geral de Transformação Digital da pasta. “É o diagnóstico de maturidade para cidades inteligentes e sustentáveis (inteligente.mcti.gov.br). É um modelo internacional, com indicadores secundários e primários, que tem uma oportunidade para o prefeito entrar no aplicativo, responder um questionário e depois de preenchido e submetido a aplicação dá recomendações e novas ideias de como as cidades podem melhorar”, explica Karina.

O prefeito de Guaxupé, Heber Quintella, e o secretário de Administração do município, Rafael Augusto Olinto, destacaram adoção de um pacote de ações voltadas para transformar a cidade em inteligente. “Planejar e fomentar uma cidade digital e inteligente é o nosso fator em Guaxupé”, comentou o prefeito. “A cidade inteligente tem ser humana, tem que ser célere, tem que ser para o cidadão e é isso que estamos buscando”, complementou o secretário de Administração.

Em Passos, de acordo com o secretário municipal de Planejamento, Edson Martins, a meta é tirar a gestão municipal do papel com soluções inteligentes. Ele apresentou o Plano de Elaboração da Política de Liberdade Econômica previsto para ser colocado em prática a partir de abril. “A nossa ideia é buscar o máximo possível para o empreendedor e também para o munícipe. Passos está buscando entrar na era digital e ser referência no Sudoeste mineiro”, ressaltou o secretário ao falar sobre a necessidade de simplificação de processos e trâmites por meio da digitalização de serviços.

A necessidade de se investir na transformação digital dos serviços públicos também tem feito São Sebastião do Paraíso direcionar cada vez mais esforços para o setor de tecnologia, segundo o secretário de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional, Ensino Superior e Trabalho, Cícero Barbosa.

"A proposta do governo hoje não é apenas de criar-se um governo digital. Temos diversas ferramentas implantadas a nível de município para que sejam feitas as gestões desses processos administrativos, dos processos relacionados com a secretaria de Obras, estamos entrando agora numa fase de organização e estruturação do prontuário digital para facilitar a vida do cidadão, com agendamento de consultas, com o acompanhamento dos processos de Saúde de uma forma geral", citou o secretário de  Ciência, Tecnologia, Educação Profissional, Ensino Superior e Trabalho de Passos, Cícero Barbosa. 

Confira o evento na íntegra:

https://youtu.be/4ZnP3LfyTfE

O Webinar das Cidades Digitais do Sudoeste Mineiro teve a parceria da S. Clara Comunicação, Betha Sistemas, Aprova Digital, 1Doc, Sonner e IPM - Fonte: Rede Cidade Digital

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.