Autor: Carlos Alberto - Data: 07/06/2022 15:21

Começa, na Escola do Legislativo, o período eleitoral para a Câmara Mirim de Guaxupé

O projeto de educação política e cidadã ""Câmara Mirim"" conta com oficinas de formação política, onde os alunos aprendem sobre os Três Poderes, o papel do vereador, como que se faz uma lei e a importância da educação política
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Começa, na Escola do Legislativo, o período eleitoral para a Câmara Mirim de Guaxupé

A Escola do Legislativo de Guaxupé deu início à campanha eleitoral para eleger os 13 Vereadores Mirins de Guaxupé. A campanha faz parte de um projeto da EL da Câmara Municipal de Guaxupé, onde participam estudantes de 8° e 9° ano de escolas públicas e particulares.
O projeto de educação política e cidadã ‘’Câmara Mirim’’ conta com oficinas de formação política, onde os alunos aprendem sobre os Três Poderes, o papel do vereador, como que se faz uma lei e a importância da educação política, tema que foi ministrado aos alunos pelo Prof. Dr. Reginaldo Arthus logo no início do projeto em abril.
A segunda etapa do projeto é simular uma campanha eleitoral, onde todos os participantes do projeto podem se candidatar a uma das trezes cadeiras. Esse ano estão em disputa 22 candidatos de várias escolas de Guaxupé, onde receberão material de campanha como praguinhas adesivas, material de rede social e cartazes para ganharem os votos dos eleitores que são todos alunos do 8° e 9° ano de todas as escolas de Guaxupé.
‘’Essa inciativa da Escola do Legislativo é realizada para que os jovens tenham seu primeiro contato com a política focada no poder legislativo brasileiro. Essa é a 5ª edição do Câmara Mirim e notamos que a cada ano temos mais jovens interessados pela educação política e cidadã. Enquanto processo educativo, a educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, disse Synara Pasqua, diretora da Escola do Legislativo de Guaxupé.
Na próxima terça-feira será realizada a eleição em parceria com o TRE que disponibilizarão cabinas e urnas para se aproximar ainda mais de uma eleição real. Após a votação de todas as escolas, as urnas serão levadas até o Plenário da Câmara onde a contagem de votos será realizada e transmitida ao vivo pelo Facebook.
Em seguida à eleição, os treze Vereadores Mirins tomarão posse de suas cadeiras e levantarão propostas para o município junto aos outros participantes do projeto que serão votadas em uma sessão mirim. Os projetos aprovados serão entregues à Comissão de Participação Popular da Câmara de Guaxupé, composta atualmente pelos vereadores Paulo Rogério, Ademir e Marco Aurélio. As propostas poderão se tornar projetos de leis, leis ou até emendas parlamentares.
Por último, os trezes vereadores mirins eleitos conhecerão a Assembléia Legislativa de Minas em Belo Horizonte, a fim de observarem a realidade da prática da atividade legiferante, da repartição constitucional de competências e do funcionamento do Poder Legislativo Estadual.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.