Autor: Carlos Alberto - Data: 26/05/2023 08:34

Iniciadas as aulas de período integral em escolas municipais de ensino fundamental

Dança, brincadeiras, teatro, contação de histórias, promoveram a alegria das crianças e de toda a comunidade escolar na aula inaugural
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Iniciadas as aulas de período integral em escolas municipais de ensino fundamental

Instituições da rede pública municipal de ensino em Guaxupé, no Sudoeste mineiro, iniciaram, nesta semana, aulas em período integral. Por enquanto, conforme a Prefeitura, as atividades ocorrem nas escolas Professor José de Sá e Elias José. Porém, o objetivo é estender a novidade também para outras entidades.
O início do período integral ocorreu nesta segunda-feira, 15 de maio, com ações lúdicas e recreativas, realizadas nas áreas externas das escolas. Entre elas, dança, brincadeiras, teatro, contação de histórias e reciclagem. Com cerca de quatrocentas crianças, as duas escolas em questão funcionam, desde o novo formato, das 7h às 16 horas, com nove horas-aulas diárias (com a ampliação das refeiçõe servidas aos alunos e a contratação de doze novos professores).
O currículo do período integral é permeado por oficinas que permitem o desenvolvimento dos temas integradores propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), possibilitando a promoção do desenvolvimento integral das crianças. As oficinas são compostas por jogos, artes, judô, dança, xadrez, canto coral, apoio pedagógico e esportes.
Além das escolas Elias José e José de Sá, a Prefeitura oferta período integral nas E.M.E.I Professora Alice Smargiassi, Santa Rita de Cássia, Serafina Stampone Smargiassi, Luzia Marcelino da Silveira (Creche Centenário); e nos centros de educação infantil Domit Cecílio, Arco-Íris I e II, Nossa Senhora Aparecida e Mário Ribeiro do Vale - Creche Caic.
A Secretária da Educação, professora mestra Sandra Costa, pontuou: “Ao ampliar o tempo de permanência das crianças na escola, aumentaremos as experiências culturais, artísticas e esportivas, as vivências literárias e tecnológicas, as interações sociais e afetivas, além de situações mais abrangentes: alimentação, autocuidado, projeto de vida, segurança e alimentação saudável.”
Também feliz com a novidade, o prefeito Heber Hamilton Quintella comentou: "A oferta do período integral, além da expansão da carga horária das crianças na escola, representa a ampliação das oportunidades de aprender ainda mais e participar de práticas emancipadoras”. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - AJUDE O Jornal com um PIX de qualquer valor para (35) 9-8884-6778. - A QUALQUER momento, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.