Autor: Carlos Alberto - Data: 03/11/2024 15:40
Estudantes de Guaxupé e todo o País realizam a primeira etapa do ENEM 2024
Estudantes de todos os estados brasileiros participam, desde o início desta tarde de domingo, 3 de novembro, da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio 2024. Em Guaxupé, no Sudoeste mineiro, onde está sediado o Jornal JOGO SÉRIO, candidatos utilizam as escolas estaduais Dr. André Cortez Granero (Polivalente) e Dr. Benedito Leite Ribeiro (Ginásio) para fazerem as provas.
Neste primeiro dia de provas, os 4.325.960 inscritos (no País) confirmados testam os conhecimentos em 45 questões de múltipla escolha de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e mais 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da prova de redação, que deve ter entre sete e 30 linhas.
Horários e fusos: A duração da prova será de cinco horas e meia neste primeiro domingo do Enem 2024 e, no primeiro dia, o término regular está agendado para 19h, no horário de Brasília. Para o participante com solicitação de tempo adicional aprovada, será encerrada às 20 horas. Por fim, o candidato que usar o recurso de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderá concluir a prova às 21 horas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece que não haverá prorrogação do tempo previsto para a realização das provas ou para o preenchimento do cartão-resposta ou da folha de redação. O segundo dia de provas ocorrerá no dia 10 de novembro. O caderno de provas é composto por 90 questões objetivas de ciências da natureza (química, física e biologia), além de matemática, a serem respondidas em cinco horas. De acordo com o Inep, a divulgação do gabarito ocorrerá em 20 de novembro. E a divulgação do resultado final será conhecida em 13 de janeiro de 2024.
Acesso ao ensino superior: Instituído em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término do ensino médio. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como treineiros, e os resultados obtidos no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos. As notas do Enem podem ser usadas em processos seletivos coordenados pelo Ministério da Educação, como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do governo federal.
O desempenho no Enem também é considerado para ingresso em instituições de educação superior de Portugal que têm acordo com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior naquele país. Atento aos principais acontecimentos pertinentes à comunidade, o Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, divulga, logo mais, no www.jornaljogoserio.com.br, detalhes a respeito das movimentações do "Exame". (Texto: Daniella Almeida, da Agência Brasil). - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Estudantes e educadores promovem, nesta manhã de ...
-
Convidado, Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, testemun...
-
Segundo o ministro Camilo, a medida valerá para e...
-
Em Guaxupé, que fica na região Sudoeste mineira, ...
-
Gaspar conversou com o Carlão, do Jornal JOGO SÉR...