Autor: Carlos Alberto - Data: 11/11/2024 13:03

Estudantes, familiares e dirigentes escolares guaxupeanos comentam o que acharam do ENEM 2024

Em Guaxupé, que fica na região Sudoeste mineira, as provas foram aplicadas no Polivalente (foto) e Ginásio Estadual
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Estudantes, familiares e dirigentes escolares guaxupeanos comentam o que acharam do ENEM 2024

Milhares de estudantes guaxupeanos participaram, neste domingo, 10 de novembro, da segunda (e última) fase do Exame Nacional do Ensino Médio 2024. Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, do Ministério da Educação e Cultura - MEC, a prova consta de um sistema democrático, criado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso e aperfeiçado por seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva; para habilitação de alunos concluintes do ensino médio às universidades brasileiras.
"Confesso que as expectativas quanto à dificuldade eram maiores antes de fazer as provas. Para mim, a redação foi tranquila, pois me preparei demais. Mas hoje estava mais difícil", ressaltou Thaynara Silva de Xisto, do 2º ano pela Escola Estadual Dr. Benedito Leite Ribeiro (Ginásio), a qual pretende realizar faculdade em Psicologia. "Me preparei durante o ano todo. Sou melhor em Exatas e, por isso, hoje estava mais fácil para mim, que tentarei uma boa faculdade em Engenharia de Produção", ressaltou Erik Custódio, do 3º ano no Colégio Dom Inácio. "Eu e minha amiga Elis fizemos muitas redações e, em geral, a escola me ajudou demais com os preparativos. Fiz como treineira, gostei muito do ambiente e, com certeza, no próximo ano estarei ainda melhor preparada", complementou Beatriz Fernandes Pina Gomes da Silva, do 1º ano pelo Colégio Bora Passar.
Motivo de mudança na rotina de famílias inteiras, o ENEM é considerado um dos mais importantes momentos na vida não só dos jovens estudantes: "A gente se envolve bastante e não pode ser diferente, pois eles precisam de apoio. Minha filha, na verdade, sempre foi muito dedicada, mas a gente dá o suporte que precisa. É, sem dúvida, um marco para as famílias, pois só a Educação proporciona uma evolução concreta", disse o empresário Heliton Carlos Ferreira, pai de Marcela, que tentará Medicina. "É motivo de orgulho para todos nós. Nossos filhos têm a oportunidade de galgar espaços melhores do que as gerações anteriores, no mercado de trabalho. E isso somente com Educação", concordou Andreia Silva, enquanto esperava o filho, Leonardo, candidato do ENEM que pretende cursar Direito em universidade federal.
Cientes da importância do Exame para seus alunos, dirigentes escolares de instituições públicas e particulares estiveram, nos dois domingos de Exame, em frente às escolas onde as provas foram aplicadas. "É assessorar de perto sim, transmitindo calma, relembrando que eles se prepararam muito bem e que agora é só fazer tudo o que sabem", comentou Alexandre Gaspar, sócio-proprietário do Bora Passar, cuja escola montou um estande na porta do Polivalente, onde ofertou desde água e caneta até conversas tranquilizadoras aos alunos. "Como de costume, os professores do Ensino Médio do Colégio Dom Inácio estiveram presentes antes das provas para oferecerem apoio e tranquilidade aos estudantes. Após um semestre de intenso trabalho e dedicação, agora os nossos alunos aguardam os resultados, prontos para colher os frutos desse esforço. Parabéns a todos!", enfatizou a direção do Dom Inácio.
Conforme os ritos, o gabarito oficial do será divulgado até o dia 20 de novembro. Já o resultado final será conhecido em 13 de janeiro de 2025. Neste ano, mais de 4,3 milhões de candidatos se inscreveram para o ENEM, que se compôs, em duas etapas, nas provas com questões em linguagens, história, geografia, sociologia e filosofia, redação dissertativa, matemática, física, química e biologia. O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Exame se tornou a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Instituições públicas e privadas de ensino utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Atento aos principais acontecimentos pertinentes à comunidade local, o Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, acompanhou de perto o desenvolver do ENEM 2024 em Guaxupé, no Sudoeste mineiro. Veja mais conteúdos sobre esse tema no site do Jornal JOGO SÉRIO, na parte de Educação. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.