Autor: Carlos Alberto - Data: 20/11/2024 10:25
Combate ao racismo e valorização da cultura afrobrasileira na Escola Major Luiz Zerbini
A comunidade da Escola Estadual Major Luiz Zerbini, em Guaxupé, no Sudoeste mineiro, participou, nessa semana, de trabalhos especiais com relação à Consciência Negra (feriado deste dia 20 de novembro). Voltados ao combate do preconceito racial, assim como a valorização das culturas afrobrasileiras, os estudiosos celebraram a data em questão com muitos relatos históricos, além de destacarem a importância dos ancestrais africanos, responsáveis inclusive por contribuir (sob regime de escravidão) para com o desenvolvimento do Brasil.
Os trabalhos constaram de pesquisas históricas sobre diferentes temas ligados à raça negra. Inteirados, alunos e professores desenvolveram projetos artístico-culturais, científico-matemáticos, entre outros. "Essa semana comemoramos a cultura afro-brasileira a fim de valorizar toda a contribuição do povo negro para nossa cultura e o País. Tivemos, também, várias ações com muito carinho na luta contra o preconceito e que a consciência negra seja comemorada com muito respeito", destacou a professora de História e Religiosidade, Taiane Silva.
Entre os estudantes, o sentimento era de alegria pela conquista de tantos conhecimentos, mas também de tristeza em função de tantos dados históricos que comprovam as consequências funestas do preconceito, o racismo e a desigualdade que resultou em séculos de escravidão: "Foi muito bom porque, com isso, a gente combate o racismo e mostra nossa diversidade", destacou Samelly Vitória, do 9º ano. "Foi ótimo participar e ajudar na busca por um Brasil melhor", enfatizou Ariel Edson, do 7º ano. "O que mais gostei de fazer foi a sessão de fotos, pois aumenta a autoestima das pessoas e mostra a elas que cada uma pode ser do seu jeito e que não há nada de errado nisso", completou Yuri Leopoldo, também do 7º ano.
Convidado para conhecer os trabalhos realizados na Escola Major Luiz, o Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, visitou o local e constatou a importância das atividades. CLIQUE AQUI e assista a entrevista em vídeo. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Estudantes e educadores promovem, nesta manhã de ...
-
Convidado, Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, testemun...
-
Segundo o ministro Camilo, a medida valerá para e...
-
Em Guaxupé, que fica na região Sudoeste mineira, ...
-
Gaspar conversou com o Carlão, do Jornal JOGO SÉR...