Autor: Aline - Data: 25/04/2025 11:42
Em andamento, "1º Fórum da Pessoa com Surdez" reafirma o compromisso da AADG e parceiros na luta por direitos





Começou nesta manhã de sexta-feira, 25 de abril, o “1º Fórum da Pessoa com Surdez”, promovido pela Associação de Apoio aos Deficientes de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, apoiado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, além de instituições públicas e privadas. Em andamento na Estação Cultural, que fica no Parque Mogiana Olavo Barbosa, o evento destaca a participação de entidades ligadas à Língua Brasileira de Sinais, distribuídas no Sul e Sudoeste mineiros, além do Leste paulista.
O fórum, que acontece na semana do “Dia Nacional da Educação de Surdos” (celebrado todos os anos em 23 de abril), foi aberto por solenidade conduzida pelo ex-vereador e comunicólogo Paulo Rogério Leite Ribeiro, gerente da Associação Comércio e Indústria Guaxupé, o qual apresentou mesa diretora com o presidente da AADG, Carlos Alberto Pallos, o prefeito local, Jarbas Correa Filho, as secretárias municipais Aline Monteiro Melo Ribeiro (Educação) e Renata Fernandes (Desenvolvimento Social), Thiago Henrique Fernandes, que é vice-presidente do COMFEF, e Lucas Ferreira, da Associação de Surdos de Guaxupé (no local estavam, ainda, autoridades do Legislativo local e do Tiro de Guerra, intérpretes de Libras, entre outros).
Da ocasião, Paulo Rogério enfatizou temas importantes sobre os direitos e as conquistas da comunidade surda em Guaxupé e no País (e também a memória da professora de Libras, Evelin Fávero de Paula, foi homenageada perante a família dela). Depois, ocupantes da Mesa fizeram seus discursos, cada qual a sua maneira, dentro do tema proposto. Neste momento (agora são 10h30), o professor Reginaldo Silva ministra a palestra “Onde estamos na corrente do tempo? Eu, enquanto profissional, estou realmente habilitado para atender a comunidade surda?”. Atuante desde 2002, o especialista é tradutor e intérprete de LIBRAS; mestre em Educação, licenciado em Pedagogia, Letras-Libras e pós-graduado em Educação Digital (além de possuir outras titulações).
Após a palestra, o Fórum dará destaque à criação de grupos temáticos, os quais deliberarão uma série de questões que envolvem os surdos, com o objetivo de criar políticas públicas para a categoria. Até o final, os participantes terão conhecido os direitos dos deficientes auditivos, registrado, com o apoio da comunidade surda, o sinal em Libras da cidade de Guaxupé, sugerido a inclusão da Língua Brasileira de Sinais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I das escolas locais, solicitado a instalação de um monitor para os surtos na Santa Casa, com fins de acessibilidade; e criar cursos de Libras em setores públicos, gerais; entre outros propósitos.
Veja, NESSE LINK, as fotos do Eventos. E, posteriormente, outras informações sobre o Fórum, que está sendo acompanhado de perto pelo vereador e repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas

-
Evento ocorre na Estação Cultural, com a particip...
-
Audiência será realizada no Auditório da Unifal, ...
-
Formações nas áreas de saúde e tecnologia integra...
-
A iniciativa atraiu diferentes camadas da socieda...
-
Candidatos elegíveis têm até 25/4 para solicitar ...