Autor: Bia do Jornal JOGO SÉRIO - Data: 09/01/2026 16:48
Pais e responsáveis que solicitaram novas matrículas na rede estadual precisam confirmar vagas presencialmente até o dia 14 de janeiro
Pais e responsáveis por estudantes encaminhados a novas matrículas pelo Sistema Único de Cadastro Escolar de Minas Gerais (Sucem) devem ficar atentos ao prazo para a confirmação presencial na rede estadual de ensino. O procedimento deve ser realizado até 14/1, diretamente na escola para a qual o estudante foi encaminhado. Os estudantes que já estavam matriculados na rede estadual de ensino tiveram a vaga garantida automaticamente e não precisam comparecer à escola neste momento. A confirmação presencial por pais ou responsáveis é exigida apenas para aqueles que acessaram o site do Sucem para solicitar novas matrículas, como estudantes oriundos das redes municipal, privada, institutos federais ou de outras redes estaduais, e para aqueles que solicitaram mudança de escola na rede estadual e foram direcionados para uma nova unidade escolar.
A técnica da educação e coordenadora do Sucem, Marcilene Rodrigues, destaca que a etapa de confirmação é obrigatória e garante a efetivação da vaga para o ano letivo de 2026. “Pais ou responsáveis legais devem comparecer à unidade escolar com a documentação exigida, como certidão de nascimento ou documento de identidade do estudante, CPF, comprovante de endereço e histórico escolar ou declaração de transferência, quando aplicável”, afirma. O encaminhamento dos estudantes foi realizado por meio do Sucem, sistema adotado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) para organizar e distribuir as vagas nas redes estadual e municipal, respeitando critérios como zoneamento, existência de irmãos matriculados na mesma escola e atendimento a estudantes com deficiência. Os estudantes podem conferir para qual escola foram encaminhados acessando o site do Sucem.
A SEE-MG reforça que o não comparecimento dentro do prazo estabelecido implica a perda da vaga. Para nova vaga escolar, o estudante deverá aguardar a abertura do período de vagas remanescentes, que ocorre entre 27/1 e 6/2, onde serão oferecidas as que ainda não foram preenchidas pelo cadastro escolar. Pais e responsáveis que tiverem dúvidas podem procurar a escola indicada no encaminhamento ou a Superintendência Regional de Ensino (SRE) mais próxima para orientações. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Concluintes de cursos ofertados pela Fundação José Gonella receberão ...
Evento destacará encontro com mães atípicas, ofic...
-
Governo recompõe orçamento para educação e ciência
MEC recebe R$ 977 milhões e MCTI, R$ 186 milhões
-
Sisu 2026: inscrições para o ensino superior começam nesta segunda-fe...
Os candidatos devem se inscrever pela internet, e...
-
Prefeitura fiscalizará as vans escolares a partir de fevereiro
A fiscalização iniciará com a volta às aulas
-
Resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro
Candidatos poderão ser consultadas na Página do P...

Download Firefox
Download Chrome 

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.



