Autor: Carlos Alberto - Data: 05/05/2021 14:52

Prontas para o retorno presencial, escolas da FUNDEG ofertam modelo de protocolo sanitário contra a Covid-19

O reitor das escolas da FUNDEG, professor doutor Reginaldo Arthus, e a diretora do Colégio Dom Inácio, professora mestra Juliana Costa, falaram com o repórter Carlos Alberto, do Jornal JOGO SÉRIO, sobre a possibilidade do retorno facultativo das aulas presenciais na instituição
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Prontas para o retorno presencial, escolas da FUNDEG ofertam modelo de protocolo sanitário contra a Covid-19

As escolas da Fundação Educacional Guaxupé estão preparadas para a volta das aulas presenciais, em caráter facultativo, haja vista que os ensinamentos remotos também permanecerão ativos. A informação foi confirmada nesta manhã de quarta-feira, 5 de maio, pelos respectivos dirigentes do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, professor doutor Reginaldo Arthus (reitor da instituição), e professora mestra Juliana Costa (diretora do Colégio Dom Inácio). Por meio de uma transmissão ao vivo, os dois educadores informaram o protocolo com cuidados internacionais ao seu público-alvo e, junto a isto, evidenciaram a contribuição da FUNDEG para com o Município e região, no tocante às orientações pertinentes ao tema em questão.
À frente das expectativas, as lideranças do Dom Inácio e o Unifeg realizaram, ainda em março de 2020, um amplo treinamento com todo o quatro pessoal, a fim de haver uma adequação ao "novo normal". "Somos instituição de ensino e buscamos, dentro deste contexto, as melhores informações dentro de protocolos sanitários, na perspectiva de oferecer um retorno seguro aos alunos e professores, além de contribuir para com o bem-estar da Saúde Pública da população", comentou dr. Arthus, que em agosto do ano passado já havia implantado as práticas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde no campus, embora a volta às aulas tenha sido impedida por determinações do governo estadual, via "Protocolo Minas Consciente".

MODELO PARA A REGIÃO
Ainda no final de 2020, em atendimento ao Comitê Municipal Gestor de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, em Guaxupé, as escolas da Fundação apresentaram um Plano Operacional Emergencial de Retorno Seguro às Aulas, cujo conteúdo obteve aprovação e foi, inclusive, referência para a região da AMOG. "Foi tão bem recebido que houve pedido, na reunião com a Prefeitura, para que as demais escolas e o próprio poder público fizessem uso daquele referencial e as aulas retornassem de forma gradual, seletiva, progressiva, planejada, com uma aferição sanitária rigorosas. Ficamos felizes não só por cuidarmos de nossa escola, naquilo que nos cabe, mas também contribuimos com Guaxupé pela perspectiva de disponibilizar um plano emergencial de retorno, elaborado por meio de critérios científicos e as melhores informações sanitárias disponíveis", disse Arthus, cujo programa foi apresentado, ainda, em conferência da AMOG, pela diretora Juliana Costa, e o pneumogolista Edson José Dias Leite. "Esta Fundação tem história! São cinquenta e cinco anos de contributos com a sociedade. E esse convite foi feito considerando o trabalho que fizemos em Guaxupé, de disponibilizar este Plano ao Município", complementou dr. Arthus.

É HORA DE VOLTAR!
Ciente de que a vida será sempre prioridade, a direção das escolas da FUNDEG mantém-se em trabalho intenso dentro dos protocolos, mas respeita as decisões do poder público, de onde deve partir as diretrizes à populção. Em meio a isto, os especialistas da Educação percebem a necessidade do retorno às atividades presenciais, principalmente em favor da qualidade de vida dos alunos: "Temos feito o possível para contribuir com a Saúde Pública de nossa cidade. Mas, chegamos ao momento em que temos de fazer um apelo às autoridades: "A pandemia da Covid-19 está se transformando numa pandemia de crise socioemocional pedagógica e científica. Precisamos pensar numa perspectiva mais sensível, comprometida e programada para que o retorno das crianças às escolas aconteça", declarou o reitor, que disse, na entrevista, a estratégia que pretende usar par restabelecer as aulas presenciais, haja vista que só pelo Unifeg pessoas de aproximadamente quarenta cidades virão para Guaxupé. "Nenhum aluno será obrigado a vir à aula, pois dotamos todas as salas de aula com câmeras para acompanhamento online. Aquele professor do grupo de risco dará aula de sua casa, pois os ensinamentos serão projetados em sala de aula", esclareceu o dirigente escolar.

LIMITAÇÕES
Ciente da pressão por parte de grupos e até pais de alunos pelo retorno do estudo presencial, Dr. Arthus destacou que a situação requer prudência, conhecimento de causa e coerência. E, além disto, deixou claro que a FUNDEG tem trabalho intensamente na prestação de serviços à região, mas há limitações dentro deste aspecto: "Temos limitações enquanto escola. Não somos nós os responsáveis pela distribuição de vacinas, embora sejamos sensíveis a ela! Não temos condições de definir, aqui, se as famílias serão obrigadas ou não a trazer seus filhos, pois isto é com as autoridades públicas, que têm trabalho nisto. Nós mesmos tivemos duas reuniões com a Prefeitura, onde apresentamos o "Plano" para o retorno às aulas. Só que veio a "Onda Roxa" e impediu tudo isto! Há, ainda, um documento muito importante do Ministério Público, de 5 de abril, o qual eu considero o melhor documento para uma escola saber como deve se comportar para o retorno às aulas. E esse documento deixar claro que cabe ao poder público organizar o protocolo, dizendo como será o retorno das escolas. Guaxupé adotará o "Minas Consciente", do governo do Estado? Ou nós criaremos nosso próprio protocolo? Estamos num momento de muita sensibilidade, onde reconhecemos que as crianças precisam voltas às escolas. O que nos cabe é preparar um protocolo sanitário, capacitar nossos docentes, dirigentes e funcionários, dialogar com o sindicato dos professores, em Poços de Caldas e, enfim, estamos na expectativa de que o Plano das escolas particulares de Guaxupé continue sendo examinado na perspectiva de um breve retorno progressivo, seletivo, seguro, planejado e único, para que todos possam ter a clareza de informar suas famílias, professores e funcionários sobre o que eles encontrarão no retorno", concluiu o reitor Arthus.

COMO O JOGO SÉRIO!!!
- Se você ainda não viu a íntegra da entrevista com os dirigentes das escolas da FUNDEG, então clique AQUI e acompanhe tudo na fanpage/facebook do JOGO SÉRIO. - Para receber todos os conteúdos do Jornal em seu WhatsApp, clique AQUI. - Veja, logo mais, no www.jornaljogoserio.com.br, outras informações pertinentes à comunidade em que você vive.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.