Autor: Carlos Alberto - Data: 24/11/2022 12:48

TURBULÊNCIA NO PAÍS: PL tenta anular a eleição, TSE indefere e, paralelamente, senadores pedem impeachment de Barroso

O ministro Barroso ainda não se pronunciou a respeito da atitude dos parlamentares (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis TURBULÊNCIA NO PAÍS: PL tenta anular a eleição, TSE indefere e, paralelamente, senadores pedem impeachment de Barroso

Continua turbulento o cenário político nacional no Brasil, cujo clima aflorou-se desde o resultado do segundo turno das Eleições 2022, no tocante à Presidência da República. Após protestos desencadeados em distintas partes do País, por bolsonaristas descontentes com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadorres, sobre o atual governante, Jair Messias Bolsonaro, do Partido Liberal, agora a direção da referida legenda tentou a anulação do pleito (mas o Tribunal Superior Eleitoral indeferiu a ação). Paralelamente a isto, senadores insatisfeitos com atitudes do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, entraram com o pedido de impeacment do referido magistrado.
Conforme já divulgado pelo Jornal JOGO SÉRIO, autoridades e civis que não aceitam a eleição de Lula mantêm a contestação quanto à idoneidade das urnas eletrônicas, tendo o PL nacional pedido, nesta quarta-feira, 23 de novembro, a anulação dos votos registrados por 279 mil terminais, equivalentes a 59% do total utilizado na eleição. Segundo os impetrantes, um estudo produzido pelo Instituto Voto Legal, do engenheiro Carlos Rocha, detectou problemas de "logs", o que, até agora, nem a Ordem dos Advogados do Brasil e nem o Tribunal de Contas da União conseguiram encontrar. Sendo assim, solicitaram a desclassificação dos votos computados em urnas do modelo UE 2020 (o que daria vitória ao atual presidente, Bolsonaro).
Já apreciado pelo ministro do TSE, Alexandre de Moraes, o pedido da liderança do PL foi negado, tendo o magistrado considerado a peça como "falsa e mentirosa, sem nenhum amparo na realidade". O Ministro, que nesta terça, 22, já havia recebido representação da diretoria do partido de Bolsonaro, quanto à alegação de falha em cinco dos seis modelos de urnasa usados, cobrou o motivo pelo qual o Partido não detectou o mesmo erro nos votos do primeiro turno, quando os votos elegeram noventa e nove deputados federais e oito senadores da sigla autora da reivindicação. Moraes ainda condenou o PL a pagar multa de R$ 22,9 milhões por tentar tumultuar o pleito, sob a justificativa de que a atitude do partido foi composta de "litigância de má-fé". Junto a isto, o TSE suspendeu o Fundo Partidário dos partidos que integram a coligação "Pelo Bem do Brasil".
IMPEACHMENT: Paralelamente às tentativas de bolsonaristas de anularem a eleição nacional, seis senadores pediram, também na tarde de ontem, o impeachment do ministro do STF, Luís Roberto Barroso. Entre os requerentes estão os senadores Eduardo Girão (Podemos-CE), Luis Carlos Heinze (PP-RS), Styvenson Valentim (Podemos-RN), Lasier Martins (Podemos-RS), Plínio Valério (PSDB-AM) e Carlos Viana (PL-MG). Num documento elaborado com os apoios dos juristas Roberto Lasserre e Paulo Fernando Melo, os parlamentares apontam graves infrações, por parte de Barroso, à Lei Orgânica da Magistratura.
Para se entender melhor (o repórter Carlão detalha os fatos em vídeo já disponível no canal do Jornal JOGO SÉRIO, no youtube), os seis senadores afirmam que o Ministro desrespeitou a Constituição Brasileira por: supostamente interferir na tramitação da PEC do voto auditável, em 2021; não ter se declarado suspeito em decisões da Corte sobre legalização das drogas e do aborto no Brasil (haja visto que Barroso já havia palestrado sobre os temas antes e, portanto, manifestado sua opinião); e ter encontrado-se, em Nova York, com o advogado Cristiano Zanin Martins, que defende ao presidente eleito, Lula, o qual contou com voto favorável do ministro Luís Roberto na anulação dos processos do político por corrupção.
Os pedidos, já protocolados junto ao Senado Federal, não têm prazo para serem apreciados. Sobre a questão, até agora, o ministro Barroso não se pronunciou. Em meio às divergências e último acontecimentos, os presidente e vice-presidente eleitos, Lula e Geraldo Alckmin (PSB), dão sequência à transição junto à extensa equipe de trabalho, com vistas ao mandato 2023/26. - CLIQUE AQUI e receba todos os conteúdos do Jornal JOGO SÉRIO em seu whatsap. - AJUDE O Jornal com um PIX de qualquer valor para a chave (35) 9-8884-6778. - A QUALQUER momento, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado sobre os principais assuntos pertinentes à comunidade em que você vive.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.