Autor: Carlos Alberto - Data: 15/10/2019 10:05

João Fernando indica Moção a guaxupeano campeão de provas de apartação

Henrique Ribeiro do Valle (no destaque) venceu a 1ª etapa do Campeonato Paulista de Apartação e teve o mérito divulgado pelo vereador João Fernando (à direita, na foto)
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis João Fernando indica Moção a guaxupeano campeão de provas de apartação

O vereador João Fernando de Souza indicou (e foi atendido) a moção de aplauso ao atleta Henrique Ribeiro do Valle. Campeão da 1ª etapa do Campeonato Paulista de Apartação, realizado em Araçatuba, no Estado de São Paulo, nos últimos dias, o atleta em questão teve os méritos enaltecidos pelo parlamentar municipal, o qual foi endossado pelos demais legisladores.
A votação da Moção ocorreu nesta noite de segunda-feira, 14 de outubro, durante a 14ª Sessão Ordinária da Câmara de Guaxupé. "Henrique tem levado o nome de Guaxupé às cidades onde participa das competições de apartação e sempre com maestria. Henrique é casado com Ana Cecília de Campos, filho de dr. Luiz Alberto Andrade e sra. Letícia Ribeiro do Valle Andrade, além de irmão de Thaís Ribeiro do Valle Andrade", apresentou João, pouco antes da votação, que foi unânime.
Feliz com o resultado de sua iniciativa e o apoio dos pares de Câmara, João comentou: "É de se admirar pelo carinho e cuidado que o profissional Henrique possui ao lidar no dia-a-dia com seus animais, tornando-se ainda mais dedicado e responsável pelo manejo aos cavalos. Apresentamos merecidamente nossos sinceros parabéns e como forma de reconhecimento prestamos esta singela e merecida "Moção de Aplauso"", enfatizou o vereador, que também homenageou ao professor Luiz Henrique Gomes Santos, diretor do Instituto Sulmineiro de Cabeça e Pescoço e coordenador do curso de Fisioterapia, pelo Unifeg (veja matéria posteriormente).

Apartação
Apartação é uma modalidade equestre de trabalho, onde o animal e o cavaleiro são julgados pelas suas capacidades de separar um único bovino do rebanho de gado e mantê-lo afastado por um curto período de tempo. O animal de apartação é muito útil em um rancho ou fazenda, pois no trabalho diário se faz necessário à execução de tarefas como manejo com o gado. Um exemplo é apartar do rebanho um animal que está doente para ser tratado, medicado ou para outra finalidade.
Essa necessidade ficou evidente e também a utilização de animais que, no exercício de suas funções, as faça com competência. Entretanto, dentro de uma competição as regras para os campeonatos se fazem fundamentais para um correto julgamento do animal, além do melhor entendimento de como se deve ser um animal de apartação.
Animal e cavaleiro devem se mover calmamente para dentro do rebanho, apartar uma rês e dirigi-la ao centro da arena, onde é preciso mantê-la afastada do rebanho. O cavaleiro ou a amazonas de apartação devem combinar seus movimentos com o movimento da rês, antecipando todas as suas manobras. O juiz atribui nota ao animal pela sua habilidade de impedir a rês de retornar ao rebanho, senso do gado, coragem e atenção.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.