Autor: Aline - Data: 12/08/2021 15:30

Prefeitura de Guaxupé com apoio do Corpo de Bombeiros lança campanha de prevenção a queimadas

Devido ao expressivo aumento no número de queimadas ocorridas no município, a Prefeitura com o apoio do Corpo de Bombeiros lança campanha de prevenção
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Prefeitura de Guaxupé com apoio do Corpo de Bombeiros lança campanha de prevenção a queimadas

Na última quarta-feira (11/08), a Prefeitura de Guaxupé lançou a campanha #GUAXUPESEMQUEIMADAS. O objetivo é conscientizar a população quanto ao alto índice de queimadas no Município que tem demandado trabalho intenso do Corpo de Bombeiros e demais forças de segurança pública.

 

A campanha teve início na reunião do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal) que aconteceu na última semana, quando o comandante do Corpo de Bombeiros apresentou o alto índice de queimadas este ano em Guaxupé. Segundo a corporação, no mês de julho houve um aumento de quase 50% das ocorrências em comparação ao ano de 2020. ‘’Só nós 5 primeiros dias de agosto de 2021 já alcançamos a metade do número de ocorrências do mês de agosto de 2020, é um número assustador. Sabemos que é uma época mais seca e a vegetação acaba se tornando combustível para o fogo. As ocorrências estão em alta tanto na cidade quanto na beira de estradas. Nós sempre orientamos as pessoas para não jogarem cigarros acesos pelas janelas dos veículos e jamais utilizarem o fogo para limpeza de terrenos. Ajude-nos, mantendo os lotes limpos e, principalmente, denuncie se tiverem conhecimento de alguém ateando fogo na vegetação’’ orientou Josué Pereira.

 

Vale ressaltar que é crime promover qualquer tipo de queima sem autorização do órgão ambiental. Além de se tratar de questão de saúde pública, já que o incêndio agrava doenças respiratórias e traz impacto nas áreas de defesa civil e ambiental. Na defesa civil, um incêndio em terreno pode extrapolar os limites e invadir residências, comércio e indústrias, levando a perdas materiais, humanas e, ambientalmente, afugenta os animais, fazendo com que eles tenham que deixar seus habitats. Além disso, as queimadas destroem o solo e pioram a qualidade do ar em razão da emissão de diversos poluentes atmosféricos.

 

Em Guaxupé, de acordo com as  leis municipais, é proibido ao proprietário, titular de domínio útil ou possuidor a qualquer título, atear fogo na vegetação, nos resíduos provenientes de seu corte e demais resíduos existentes em imóveis localizados no perímetro urbano do município, ou omitindo-se na limpeza possibilite que terceiros o façam. Da mesma forma é proibido atirar no passeio e ou na via pública resíduos de queimadas ou de limpeza realizada em quintais.  Os proprietários, titulares de domínio útil ou possuidores a qualquer título de terreno ou construção, vagos ou não, são obrigados a conservar em perfeito estado de asseio seus quintais, pátios e prédios, mantendo-os limpos, roçados ou capinados, drenados, livres de entulho ou outros materiais bem como obrigados a dar a destinação final aos entulhos, resíduos vegetais e outros materiais provenientes do local.

 

A Diretora de Meio Ambiente, Rafaela Macedo, ressalta que é proibido queimar, mesmo nos próprios quintais, lixo ou resíduos de qualquer natureza. “A ninguém é permitido, sem autorização prévia e salvo em casos de decretação de estado de emergência sanitária,  atear fogo em qualquer local, queimar resíduos sólidos a céu aberto ou em recipientes, instalações ou equipamentos não licenciados para esta finalidade’’, explicou Rafaela.

 

A campanha teve início nesta quarta-feira pelas redes sociais da Prefeitura e deve se estender até o fim do mês ou até quando se fizer necessária para a conscientização da população quanto aos danos causados à SAÚDE PÚBLICA, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE!!!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.