Autor: Aline - Data: 03/09/2024 11:08
Queimadas florestais em Guaxupé seguem destruindo a natureza e a raça humana
O município de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, enfrenta uma situação climática desastrosa nos últimos dias. Com várias queimadas florestais, cuja maioria é provocada pela ação de pessoas, as condições climáticas apresentam-se cada dia piores (o que é impulsionado pela estiagem e as frequentes bolhas de calor), entre outros fatores. Com o ar extremamente poluído por fumaça e fuligens, a comunidade sofre com problemas respitórios, assim como o meio ambiente é atingido de forma, às vezes, irreversível. Em meio a condições climáticas cada dia piores, devido justamente à degradação provocada pelo homem, fauna, flora e a população, como um todo, correm sérios riscos por causa dos repetidos delitos.
Embora trate-se de uma prática criminosa, os incêndios têm ocorrido em alta escala. Tanto, que no 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros, sediado no Bairro Nossa Senhora das Dores, há solicitações todos os dias para enfrentamento a fogo ateado em lotes de bairros e grandes vegetações nos campos. Nesta segunda, 2 de setembro, inclusive, os militares combateram incêndio em área das Chácaras Bom Jardim: "... havia materiais plásticos e carcaças de automóveis em combustão, o que emitia grande quantidade de fumaça. Foram gastos cerca de dez mil litros de água para extinguir o incêndio, não deixando-o evoluir às residências do entorno", informou a comunicação social dos Bombeiros de Guaxupé, que contaram também com o apoio de caminhão-pipa da Prefeitura.
Numa campanha intensa contra as queimadas, os bombeiros locais trabalham a conscientização, ao mesmo tempo em que socorrem a cidade e região quanto às cada dia mais frequentes demandas nesse sentido. Grave delito previsto na legislação brasileira, a prática de incêndio florestal resulta em prisão de dois a quatro anos, além de multa, entre outras sanções. Em Guaxupé, denúncias anônimas devem ser feitas com clareza aos Bombeiros (193), assim como para a Polícia Militar (190) ou a Guarda Civil Municipal (153). AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66 - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook "Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO". - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Guaxupé, referência nacional em coleta seletiva e...
-
Publicada pela Secretaria de Estado de Fazenda, n...
-
Com o clima seco, época de estiagem e pessoas mal...
-
Esta será a primeira onda de calor de setembro, m...
-
Conforme divulgado por mais de uma vez no JOGO SÉ...